Mosteiro de Leça do Balio transforma-se em manifesto artístico contra a Desinformação

Mosteiro de Leça do Balio

Partilhe:

Translate

Mosteiro de Leça do Balio surpreende com mais de 1.000 fotografias em manifesto artístico contra a desinformação


A Fundação Livraria Lello (FLL) prepara-se para abrir as portas do Mosteiro de Leça do Balio ao público, num evento marcante que assinala a inauguração da programação 2024 e apresenta a exposição “Act The Thought”. Mais de 1.000 fotografias de grandes dimensões vão preencher o espaço exterior do monumento nacional, criando um manifesto artístico contra a desinformação.

A cerimónia oficial de abertura está agendada para o dia 21 de junho, pelas 17h00, e contará com a presença do Senhor Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis. Durante o evento, será apresentado o programa anual da FLL, dedicado ao tema da “Desinformação”, considerado pelo Fórum Económico Mundial como a principal ameaça global da atualidade.

Exposição “Act The Thought”: Um Mosaico de Imagens e Reflexão

A exposição “Act The Thought” é o ponto alto da inauguração. Esta impressionante mostra apresenta um mosaico composto por mais de mil fotografias de grandes dimensões, envolvendo a comunidade através do projeto de arte participativa “Inside Out”, do artista francês JR. A curadoria da exposição foi realizada em parceria com a North America & Europe Chapter for UNESCO MIL Alliance – Aliança para a Literacia dos Media e da Informação da UNESCO e com o jornal Polígrafo.

Mostra "Act The Thought",

Act The Thought” tem como objetivo criar um diálogo visual e emocional através de rostos de figuras anónimas, acompanhados de biografias e fotografias de personalidades influentes como Salman Rushdie, Malala Yousafzai, Nelson Mandela, Toni Morrison, Mário Soares e José Saramago, todas elas também impactadas pelo tema da desinformação.

Para complementar a exposição, a artista Diana Policarpo apresenta a instalação sonora “ALEA“, que convida o público a uma experiência auditiva imersiva.

Combate à desinformação

No âmbito da cerimónia, será formalizada a Aliança para a Alfabetização Mediática e Informacional, através da assinatura de um protocolo entre a FLL e diversas instituições de ensino superior da região Norte. O objetivo desta aliança é desenvolver projetos e iniciativas que combatam a desinformação, como a sua integração em disciplinas curriculares, a realização de eventos, o incentivo à pesquisa e o desenvolvimento de programas de sensibilização.

Visita ao Mosteiro de Leça do Balio

O Mosteiro de Leça do Balio abre ao público no dia 22 de junho, com entrada gratuita mediante inscrição prévia na página da Livraria Lello. A visita à Escultura Aberta, de Álvaro Siza, está disponível mediante pagamento de bilhete, com preços entre os 4€ e os 8€. O Mosteiro e a Escultura Aberta podem ser visitados todos os dias, das 10h às 18h, exceto no dia 24 de junho.



Partilhe: