Translate
No próximo dia 30 de setembro de 2014 completam-se 500 anos sobre a data de atribuição de Foral a Matosinhos pelo rei D. Manuel I. Tal facto reveste-se de uma grande importância histórica já que representou o definitivo alicerçar de Matosinhos como uma entidade territorial e administrativa própria, “libertando-se” de anteriores jurisdições medievais.
O Foral de Matosinhos veio reconhecer a crescente importância que a povoação possuía graças à sua relação privilegiada com o mar. Para além das atividades tradicionais no estuário do Leça (pesca, produção de sal, práticas portuárias …), surgia agora a construção naval e uma crescente atividade marinheira.
Naqueles inícios do século XVI, Matosinhos e os seus mareantes eram já uma referência nacional. Matosinhos apontava então definitivamente para a modernidade. Era uma terra e uma comunidade líder quando se falava de novos horizontes e desafios.
Uma característica que, cinco séculos depois, importa valorizar, preservar e, se possível, reforçar. Celebrar os 500 anos do Foral de Matosinhos é, portanto, sublinhar o nosso Presente e apostar no Futuro.
A Câmara Municipal de Matosinhos tem vindo a assinalar esta efemérie ao logo do ano de forma a que a sua programação cultural em 2014 fique associada a tais comemorações.
[h2]Programação corrente[/h2]A “programação corrente” da Autarquia, que está ano associada às comemorações, inclui o ciclo de concertos do Quarteto de Cordas; o LeV – Encontro de Literatura em Viagem que se realizou de 9 a 11 de maio; as exposições nas galerias municipal, da biblioteca e no Museu da Quinta de Santiago; e os espectáculos no Cine Teatro Municipal Constantino Nery , a segunda edição de “Moontosinhos”, um ciclo de visitas guiadas mensal, à História e ao Património do concelho, realizadas nas noites de lua cheia.
Destaque ainda para o concerto com a Orquestra Sinfónica do Porto que se realizou a 11 de abril na Casa da Música ou à Leitura integral dos Lusíadas, no dia 4 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
As recriações históricas de 2014 ficaram também associadas aos 500 anos do foral: o Cayo Carpo, 20, 21 e 22 de junho na Praia de Matosinhos; Os Piratas, 27-29 junho em Leça da Palmeira onde foi reconstituída a leitura do Foral aos Homens Bons do concelho; e os Hospitalários no Caminho de Santiago, de 11-14 de Setembro junto ao Mosteiro de Leça do Balio.
[h2]No dia 30 de Setembro, irá decorrer a Sessão evocativa dos 500 anos do foral.[/h2]No mesmo dia, será inaugurada uma exposição evocativa da História de Matosinhos (incluindo o Foral) e decorrerá o espectáculo #Cidade Encantada”, um percurso, encenado, ao longo da cidade, contando com a participação dos seus habitantes culminando no Teatro Municipal Constantino Nery.
Integrado na programação municipal de música clássica, outubro será assinalado com um espectáculo de ópera.
A Câmara Municipal de Matosinhos conta com a participação de todos os matosinhenses nas comemorações dos 500 anos da atribuição do foral a Matosinhos.
CMM
Comentar