500 anos do Foral festejados com pompa e circunstância em Matosinhos

Partilhe:

Translate

A Cerveja Foral de Mathozinhos, produzida pela Unicer, é lançada hoje, numa edição limitada que está disponível nos restaurantes do concelho. Criada pelos mestres cervejeiros de oficina de cerveja artesanal da Unicer, a Cerveja Foral de Mathozinhos é uma cerveja forte e estruturada, seca e amarga, inspirada nos hábitos alimentares de há 500 anos atrás.

[h2]Cerveja Foral de Mathozinhos[/h2]

E será com a Cerveja Foral de Mathozinhos que logo à noite se brindará à inauguração da exposição “15 Tesouros da História de Matosinhos”, o ponto mais alto das comemorações já que ilustra as principais marcas históricas do concelho. O destaque da mostra é o Foral de 1514, que pertence ao espólio da Biblioteca Pública Municipal do Porto e que pode ser apreciada pela primeira vez em Matosinhos, cidade a que deu origem. Para além dos 15 tesouros que contam a história da cidade, a exposição apresenta, também, uma galeria de matosinhenses notáveis, desde frei Esteves Vasques Pimentel, a Óscar Lopes, passando por Gonçalves Zarco, Passos Manuel, Florbela Espanca e Guilhermina Suggia, entre outros. A exposição ficará patente na Galeria Nave até dia 28 de fevereiro de 2015.

Logo à noite, as ruas da cidade acolhem a “Cidade Encantada”, um espetáculo de teatro de rua que inclui a leitura encenada do texto do Foral atribuído por D. Manuel I. Este projeto está integrado na primeira edição do festival de teatro Cena Contemporânea de Matosinhos em Português e conta com a participação de grupos de teatro amador e das escolas do concelho.

As comemorações dos 500 anos do Foral contarão, ainda, com um ciclo de conferências coordenado por Joel Cleto, cujo programa será anunciado em breve.

in Audiência


Partilhe:

Comentar