Translate
Tecnologia 5G está longe de ser consensual…
Em 2 de Abril do corrente ano, o portal de Leça da Palmeira dava conta de uma notícia intitulada “Matosinhos a caminho do 5G”. Em boa a hora a deu, na medida em que devia fazer levantar objeções do cidadão comum que vai ser objeto de uma experiência que pode afetar seriamente a sua saúde e a dos seus!
E tudo parece alegre e contente quando ninguém faz objeções a tamanha ligeireza sobre um tema demasiado importante. Trata-se de “experimentar”, com seres humanos, tecnologias que governos de outros países apelidam de “experiências para ratinhos da Índia”. Vejamos de uma forma esquemática o que pretendo referir:
Da referida notícia de 2 de Abril, passo a citar:
“Esta iniciativa que, numa fase inicial, está circunscrita a colaboradores do CEiiA, ficará disponível, ainda durante o primeiro semestre de 2019, aos colaboradores da Câmara Municipal de Matosinhos e a outras entidades do concelho.”
5G: O que pensam os outros países?
O que acham outros governantes sobre esta experiência nos seus países? A titulo de exemplo, o caso da Bélgica (https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/alerta-na-belgica-governo-recusa-rede-5g-por-questoes-de-saude-publica-verdade):
“Mas nem todos aceitam: o governo belga, por exemplo, recusou a aplicação destas novas tecnologias em Bruxelas.
A ministra do Ambiente, Céline Fremault, justificou a decisão argumentando que a rede 5G tem impacto negativo na saúde da população. “Eu não posso dar as boas vindas a esta tecnologia se os padrões de radiação, que devem proteger os cidadãos, não forem respeitados, seja o 5G ou não”, disse ao jornal belga “Bruzz”.
“Os habitantes de Bruxelas não são ratinhos da índia cuja saúde pode ser vendida em troca de lucro. Não podemos deixar nada à sorte”, reforçou.”
5G: o que diz o Conselho da Europa?
E o que diz oficialmente a Conselho da Europa sobre o tema? Veja-se o pormenor a que chega o citado órgão europeu na redação da sua “Resolução 1815”…!
http://cdn.impresa.pt/70d/31e/8979780/Council_Europe-Resolucao-1815-_2011_-perigos-campos-electr.pdf
5G: O que dizem os maiores especialistas a nível mundial?
E o que dizem os maiores especialistas a nível mundial nesta matéria, como o Prof. Dr. Olle Johansson, Neuro cientista do prestigiado Instituto Karolinska da Suécia especializado neste âmbito de pesquisa medico-cientifica?
Em Portugal já temos quem se indigne, quem se organize para tentar que não viremos todos “hamsters inconscientes” de que algo está a ser feito, sem as devidas certezas sobre a nossa saúde, e a de todos os seres vivos em geral.
https://electrosmogportugal.weebly.com/uploads/1/2/3/3/123313372/panfleto-5g.pdf
A todos os cidadãos de Matosinhos faço um apelo de reflexão sobre algo que não é só político, não é só económico, não é de ninguém em particular, pois tem a ver com uma questão de integridade. E esta pertence a todos nós!
Paulo António
Visitor Rating: 4 Stars
Bom, as coisas são um pouco mais subtis do que isso. Primeiro, por norma, os danos concretos têm poucos ou nenhuns sintomas, quando os sintomas surgem já os danos são extensivos, isso não quer dizer que, se forem ao médico serão mal diagnosticados. Perguntem-se porque o “burn out” acaba de ser reconhecido pela OMS na lista de doenças? Esconder a exaustão por detrás da área profissional, esconde na verdade a fadiga associada à saturação do uso e da radiação associada à tecnologia.
Lembre-se que o modelo da realidade usado na investigação científica é um onde o Homem surge sem consciência e onde tudo é puramente físico-químico. Ora, este modelo é inválido para julgar a realidade de um Homem eléctrico. Tal como o Tesla disse, o universo é electricidade e frequência, essa é a razão porque o 5G é especialmente danoso. A Vida é sensível às mais subtis variações, e todos sabemos disso. Ouçam esta médica (boa parte está traduzido)
https://electrosmogportugal.weebly.com/blogue/o-silencio-medico-e-os-factos
Inscrevam-se para receber notícias através do nosso Boletim, e muitas perguntas encontraram uma reposta que nem vos passa pela cabeça: https://electrosmogportugal.weebly.com/contacto.html
Fico a pensar nos colaboradores dos serviços da camara de Matosinhos que vão ser os primeiros a ser expostos ao “5G” segundo palavras da própria presidente da edilidade…
Será que tem conhecimento dos potenciais perigos para a sua saúde?
Para alem dos funcionários citados quantos cidadãos vão á Camara e aos seus serviços tratar de assuntos pessoais.No fundo estamos todos contemplados com este “brinde tecnológico”…Estaremos todos expostos!
As decisões que podem ter consequências na saúde de todos tem que ser devidamente esclarecidas e muito bem ponderadas!
Porque é que o governo belga proibiu a implantação do “5G” na Bélgica?
Porque é que numa experiência do 5G na Holanda morreram de imediato centenas de pássaros?
“Ratinhos da India” ? NÃO OBRIGADO!
Com um tema tão controverso como este, porque é que os responsáveis pela Camara de Matosinhos não promovem uma sessão de esclarecimento público sobre as consequências na saúde das pessoas da implantação do “5G”?
Quem não deve não teme!
A indignação é o mínimo que poderemos fazer, vamos subscrever esta petição e prevenir, em pedir subsídios ao Estado.
PETIÇÃO PELO PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO EM RELAÇÃO AO 5G
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT92866
“A democracia não pode existir como uma forma permanente de governo. Só pode existir até os votantes descobrirem que podem abonar-se com o Tesouro Público. Daí em diante, a maioria sempre votará nos candidatos que mais prometam abonar do Tesouro Público, o resultado é sempre o mesmo, a democracia colapsa endividada, seguida de uma ditatura.” – Alexander Fraser Tyler (1747-1813)
O 5G é para esse futuro totalitário. Ainda estamos a tempo de invertera marcha!
O MOPPE (Movimento Português de Prevenção do Electrosmog) vem lançando alerta na sociedade em relação aos testes 5G e à introdução da tecnologia de telecomunicações móveis da 5ª Geração, apesar do boicote mediático. Estamos a falar de uma tecnologia muito mais perigosa para a saúde e para a democracia do que a 4ª Geração. Tanto o 5G como as lâmpadas LED azuis são ambas directa ou indirectamente um problema de Saúde Pública.
O 5G já tem um local reservado para as suas antenas nos novos candeeiros públicos, agora munidos de outra tecnologia comprovadamente perigosa, os LED azuis de fósforo (450 nanómetros). Não se podem fazer omoletes sem ovos, na corrida à poupança energética, estamos a criar problemas à Vida em geral e à saúde humana em particular. O perigo está na implementação destes LED sem o difusor ou filtro, o que gera luz classificada internacionalmente como uma emissão de radiação óptica de categoria 2 (provavelmente cancerígena) que exige o uso de óculos protectores. Pois a luz ultravioleta de 400-100 nm é um conhecido cancerígeno do Grupo 1 (IARC). Tirar o difusor poupa dinheiro, mas é um estúpido atentado público, naquilo que se está a tornar “uma terra selvagem”. Quer dizer que peões e condutores nocturnos estão em risco de desenvolverem cancros do sistema nervoso central, cancro da próstata, cancro da mama, problemas visuais, etc. Onde está a avaliação de risco para a sua disseminação? Não há, tal como no caso do 5G, isto agora testa-se directo sobre a população, com a ajuda do Poder político, que cai sempre na esparrela da sustentabilidade e acaba por implementar pesadelos de insustentabilidade que infringem até muitos dos actuais padrões internacionais.
Cuidado com os LED de 5000K. A título de curiosidade deixo este estudo que alerta para a perigosidade:
‘Evaluating the association between artificial light-at-night exposure and breast and prostate cancer risk in Spain (MCC-Spain study)’; Data: 26 Abril 2018.
“Luz azul” dos candeeiros LED ligados ao cancro da mama e próstata;
A iluminação LED pode ter grande impacto na vida selvagem;
Nós, no MOPPE, cabe-nos informar os poderes públicos, e usar todos os recursos ao nosso alcance para combater este estado de coisas. Os poderes públicos continuam a ser enganados a troco da corrida a financiamentos, mas “não há refeições grátis”. Toda a rede inteligente é uma armadilha para a democracia. O que o 5G vem permitir é um sistema que pode ser usado como arma (na forma de directed energy weapon) e é o modo como a elite global planeia racionar energia no futuro e subjugar a ideia de nação ou Estado-Nação, e simultaneamente adoecendo a população. Se permitirmos a Internet das Coisas (IoT) com a implantação do 5G, é como o dinheiro digital, se o governo não gostar de uma pessoa, desliga o seu acesso ao sistema. Querem pior do que isto?
Agora sobre o 5G:
O alerta não vem só da Bélgica, vários países e cidades na Europa já ergueram uma moratória:
“Os habitantes de Bruxelas não são cobaias cuja saúde pode ser vendida em troca de lucro” – https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/alerta-na-belgica-governo-recusa-rede-5g-por-questoes-de-saude-publica-verdade
Achar que a população é burra só porque está silenciosa, é imprudente. Onde está a inovação de entregar mais poder aos monopólios e às promessas do costume? Nesta reportagem da RTP, a propaganda diz que o 5G vai trazer-nos felicidade — que atrevimento!
https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/internet-5g-deve-chegar-a-madeira-em-2020_28584
Naturalmente a nossa peritagem técnica e científica é bem mais avançada do que o jornalismo do Polígrafo ou o viés da indústria de criação de círculos viciosos de serviços. A Direcção-Geral de Saúde, essa segue as instruções internacionais sob as quais os interesses da indústria dominam! Jamais olha de modo independente, para a investigação de cientistas independentes! A aceitação e banalização desta tecnologia é da maior imoralidade e irresponsabilidade, pois estão a reduzir a população a cobaias cuja saúde pode ser vendida em troca de lucro e vaidades políticas. O grau de ignorância que verificámos junto dos Grupos Parlamentares e entre a classe política é gritante nesta matéria, não admira por isso, que tantas vezes “dêem tiros no próprio pé.”
Em relação à tecnologia 4G, a actual, estamos quase certos que teve importante papel no precipitar do caso do enfarte que matou o ex-secretário de Estado do PS, João Vasconcelos, de 43 anos. Sinceramente, temos boas razões para estar convencidos que roubou-lhe uns 10-20 anos de vida. Chegámos à conclusão que, muito provavelmente, para lá dos hábitos pouco saudáveis típicos da personalidade de um empresário e político, ele deveria ter o hábito de trazer o smartphone no bolso do casaco, sobre o coração. O mesmo factor indutor, em menor grau, deve ter estado presente no enfarte do Presidente da Câmara de Cascais (11 Março, 2019), de 57 anos. Quantos dos Senhores usam o smartphone junto ao corpo? Quantos dos Senhores passam o dia em ambientes sobrecarregados de wi-fi, desde casa, ao automóvel, no trabalho?
Mas depois, o caso do enfarte do Iker Casillas, de 38 anos, esse sim permite despistar todos os factores de risco. A nossa mensagem a V. Exª é a de ter muita cautela, vivemos tempos perigosos, pois numa altura em que o médico parece saber tanto de saúde como o engenheiro, as garantias do progresso a todo o custo esfumaçam-se. É público e repetidamente comprovado que — O uso do telemóvel junto ao corpo representa uma emissão de microondas superior aos limites internacionais de segurança na Europa e nos EUA:
https://ieeexplore.ieee.org/document/8688629
As directrizes da Comissão Internacional de Protecção contra Radiação Não-Ionizante (ICNIRP) são desprovidas de validade jurídica, e não admira, o ICNIRP é apenas uma ONG minúscula patrocinada pela indústria que se prepara para relaxar os limites de exposição à radiação electromagnética (EMR), abrindo caminho para o 5G. Essa é uma das grandes razões para, desde 1997, a indústria seguradora recusar a cobertura dos riscos da indústria de telecomunicações e dos operadores móveis, por considerar o risco do EMF (electromagnético) como demasiado “alto”, segundo a Swiss Re Report 2013. O 5G e todas as gerações anteriores são um garantido custo para o Estado, se é um desastre em termos de bem-estar e saúde, não será menor o desastre económico-financeiro.
Em relação ao 5G, recomendo a leitura dos 4 Apelos iniciados por mais de 200 cientistas e médicos com projecção internacional:
1) “Apelo Internacional – Parem o 5G na Terra e no Espaço” (2018) | https://www.5gspaceappeal.org/the-appeal/
Versão em Português: https://electrosmogportugal.weebly.com/uploads/1/2/3/3/123313372/apelo_internacional_pare_o_5g_na_terra_e_no_espaco.pdf
2) Apelo EMF (2018) por limites realmente seguros de protecção por exposição a campos electromagnéticos (100 kHz a 300 GHz) | https://www.emfcall.org
Resumo em Português: https://electrosmogportugal.weebly.com/uploads/1/2/3/3/123313372/apelo-emf-2018_limites-realmente-seguros.pdf
3) “O Apelo à UE” (2017), cientistas e médicos alertam para a potencial gravidade de efeitos da 5ª Geração de telecomunicações sobre a saúde | http://www.5gappeal.eu/
4) “Apelo de Reykjavik” (2017) por uma Escola sem Wi-fi
https://electrosmogportugal.weebly.com/uploads/1/2/3/3/123313372/apelo_de_reykjavik-2017_escola_sem_wi-fi.pdf
Sem mais assunto, resta lembrar Ortega Gasset:
“não há cultura sem Vida, nem espiritualidade sem vitalidade”
Estamos a matar o Futuro, em nome de utopias que se devoram a si mesmas (e tudo ao seu redor), e isso acontece sempre que a tecnologia se torna um fim em si mesmo. A população pode travar esta corrida para o abismo, se os políticos servirem quem os elege, pois ninguém estará a salvo.
O MOPPE ou Movimento Português de Prevenção do Electrosmog enviou informação para todos os órgãos políticos do país, do alto até às freguesias. Junto dos Grupos Parlamentares verificámos uma assustadora ignorância, os políticos aprovaram diplomas como o “Portugal 2030” sem fazer ideia nenhuma de que estava lá dentro, desde que prometa “progresso” é bom, mas a tecnologia e a ciência não trás um benefício inerente. A lógica por detrás deste comportamento é naturalmente, se houvesse algum problema, a Direcção-Geral de Saúde já teria alertado. Bom a negligência irá continuar, porque é endémica no Estado, os interesses do Estado são quase sempre opostos aos interesse dos cidadãos. Pois, meus Senhores, ouve-se muita gente por aí nos fóruns a dizer que a longevidade vai aumentando, mas o que a estatística esconde com os números, o bom-senso descobre na realidade. O 5G implica uma aumento enorme de irradiação e um aumento permanente do campo eléctrico de 6V/m para 14,5V/m. Quer use ou não telemóvel, não poderá fugir aos raios de microondas direccionáveis e que estarão muito mais perto das pessoas, ao nível da rua. Isso é uma das coisas mais perniciosas que o 5G trará, mas há muito mais. O 5G é uma arma contra o cidadão (arma de energia dirigível), a lógica é a política de poder e taxação coerciva. Com 5G não pode haver Democracia.
Para uma analogia, remeto reflexão e comparação entre o imediato e o posterior, o conjuntural e o estrutural. O colher do fruto descurando a raiz que sustenta o futuro ( saúde ).
Ainda há memória de Chernobyl leiam o livro Vozes de Chernobyl – Svetlana Aleksievitch)
“As organizações são como as árvores, cujos frutos representam resultados financeiros e as raízes os seus valores ocultos. Embora o sabor da fruta e a cor das folhas nos traga evidência de quão saudável aquela árvore é no momento, saber o que se passa nas raízes é uma maneira muito eficaz de prever quão saudável será no futuro. O parasita que agora começa a atingi-la, alguns metros abaixo da superfície, pode muito bem matar a árvore que aparenta gozar de excelente saúde. Da mesma forma, se a organização se concentra apenas nos frutos (resultados financeiros) e ignora os valores invisíveis ou ocultos, ela não subsistirá muito tempo. ‘’
Os cidadãos de Matosinhos vão fazer de “balão de ensaio”numa experiência que os outros países como a Bélgica não permitem?
Não quero acreditar !
A nossa falta de indignação e a nossa passividade,permitem que quem decide em Portugal, decida sem perguntar nada a ninguém,sem ter a noção das consequências, por ignorância ou por ligeireza nas decisões,ou por …outros motivos.
A sociedade civil vai permitindo um regabofe de lamentáveis irresponsabilidades!
Que tipo de governo permite que seu povo morra de câncer ???? Que tipo de pessoas são essas ….sem amor ao próximo… governo assassino !!!