Translate
[h2]Escolas dinamarquesas e inglesas na Exponor cativam para mobilidade estudantil[/h2]
A 8.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que começa quinta-feira na Exponor, Matosinhos, conta com 105 expositores, entre os quais 10 escolas estrangeiras, oito dinamarquesas, de nível superior, e dois colleges ingleses.
A Qualifica 2015, que decorrerá até domingo, está vocacionada para ajudar a preparar um percurso profissional e prestar apoio e aconselhamento na orientação dos estudos, bem como na procura de emprego.
Segundo a organização do certame, as dez escolas estrangeiras, cuja oferta vai dos últimos anos do ensino secundário a cursos superiores em áreas técnicas, têm como objetivo “captar o interesse de estudantes portugueses para os seus programas de mobilidade estudantil”.
A diretora da feira, Amélia Monteiro, salienta que o parque de feiras da Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, vai transformar-se numa espécie de “balcão único” informativo onde o público, durante os quatro dias do certame, poderá conhecer as propostas de dezenas de escolas técnico-profissionais e de línguas estrangeiras, cursos de verão, centros de formação profissional e instituições de ensino superior.
Em 2014, o certame contou com 83 expositores e foi visitado por 18 397 pessoas. Nesta edição a organização prevê receber “mais de 20 mil visitantes”.
Além de salientar a participação de diversas instituições e organismos nacionais, públicos e privados, ligados ao ensino e à formação, Amélia Monteiro destaca o facto de a Exponor ter conseguido reunir “um leque alargado de estabelecimentos de ensino com uma oferta ajustada às tendências académicas e formativas atuais e às necessidades dos estudantes portugueses”.
Neste âmbito, as representações da Dinamarca e de Inglaterra “assumem particular relevância, na medida em que contribuem para alargar as escolhas dos nossos jovens e os familiariza com a mobilidade estudantil, aspeto cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e na construção de uma carreira profissional”, sublinha.
De acordo com a responsável, o objetivo principal das instituições estrangeiras passa, essencialmente, por captar o interesse dos estudantes portugueses e das respetivas famílias, através da divulgação dos seus portefólios curriculares, que vão de cursos Erasmus a programas académicos completos, até ao doutoramento, nas áreas da gestão, tecnologias, ciências aplicadas, serviços financeiros, mecânica automóvel, desportos de alto rendimento, indústrias criativas e artes.
[h2]“Study Abroad”[/h2]Num espaço criado expressamente para o efeito – o “Study Abroad” -, a representação da Dinamarca divulgará os cursos das suas escolas e universidades, estruturas científicas e condições de acolhimento.
A Qualifica 2015 surgirá organizada em vários espaços criados em função do universo de interesses das instituições e empresas participantes. No “Espaço Ensino”, conviverão estabelecimentos do ensino secundário e superior, público e privado, que aproveitarão para dar a conhecer as suas ofertas curriculares.
As diversas entidades oficiais representadas na Qualifica 2015 ocuparão o “Espaço Institucional”. É o caso do Ministério da Educação e Ciência, da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
In educare
Comentar