Translate
“À Descoberta do Turismo Industrial” é o tema de lançamento da Agenda Nacional do Turismo Industrial 2023, que se promove entre os dias 10 e 16 de abril, de norte a sul do país.
O programa apresenta um leque de mais de 170 atividades, distribuídas por 6 regiões turísticas e integra 10 setores de atividade, com o objetivo de se afirmar como um evento de referência do Turismo Industrial e um ponto de encontro privilegiado de diferentes experiências de contacto do público com a indústria viva e o património industrial de Portugal.
A APDL, como parceira do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, convida toda a comunidade na próxima sexta, sábado e domingo a visitar gratuitamente o TITAN do molhe sul, um dos icónicos guindastes que ajudaram a edificar o Porto de Leixões. Mais informação sobre as visitas em: Visitas ao Titan – APDL
À Descoberta do Turismo Industrial
“À Descoberta do Turismo Industrial” percorre uma oferta turística diferenciadora, numa agenda pontuada por visitas a fábricas em laboração e equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais. Espaços de memória inapagável onde é possível compreender os processos de fabrico, perceber o funcionamento da maquinaria e experimentar o produto final, ou viajar pelo seu passado histórico e cultural.
A programação para este ano tem como referência, entre outros, o Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim (Açores), a Mina do Lousal (Grândola), as Salinas de Rio Maior (Rio Maior), as Fábricas de Conservas de Peixe (Lagoa, Matosinhos), a Indústria Vidreira (Marinha Grande).
A agenda inclui centenas de atividades para toda a família em pontos históricos do País. Nos Açores, a visita e degustação do Chá Gorreana. No Algarve vão acontecer visitas a salinas e experiências mineiras, em Águeda haverá visita guiada ao berço das bicicletas, na Covilhã, percursos e experiências na Rota da Lã, no Entroncamento a magia dos comboios é razão para experimentar o simulador de condução ferroviária. Mas não só: Ílhavo abre as portas da oficina de olaria; a previsão do tempo é pretexto para conhecer o Radar Meteorológico de Arouca, o workshop de fotografia para descobrir o património industrial de São João da Madeira e, na melhor tradição da ourivesaria portuguesa, Gondomar promete uma experiência única através da sua Rota da Filigrana.
Esta é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte, Centro, Alentejo e Ribatejo, Região de Lisboa, Algarve e Direção Regional de Turismo do Açores e demais parceiros do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.