Translate
De acordo com um ofício da Câmara Municipal do Porto, a rede de ciclovias e percursos cicláveis que vai ligar os municípios do Porto, Matosinhos e Gondomar só deverá estar concluída em 2025.
A data prevista para a conclusão das obras era 31 de novembro, mas foi necessário proceder à reprogramação dos trabalhos, devido à constituição de agrupamentos de entidades adjudicantes com os municípios de Matosinhos e de Gondomar. Isso implicou que todas as decisões de contratar, bem como os licenciamentos e as aprovações de fases de projeto tivessem de tramitar separadamente em cada município, provocando o alargamento dos prazos.
Segundo a Câmara do Porto, o anteprojeto da ciclovia intermunicipal entre o Porto e Matosinhos está aprovado e a obra deverá arrancar em 01 de janeiro de 2024, prevendo-se a conclusão dos trabalhos em 31 de janeiro de 2025. Já o projeto da ciclovia intermunicipal entre o Porto e Gondomar (Rio Tinto) encontra-se em fase de revisão, prevendo a autarquia que a empreitada se inicie em 15 de abril de 2024 e termine em 15 de maio de 2025.
O projeto em questão envolve um investimento de 970 mil euros e receberá uma comparticipação de 728 mil euros do Fundo Ambiental. O restante será financiado pelo município do Porto (70%) e pelo município de Gondomar (30%).
Pedro Baganha, responsável pela área de urbanismo da Câmara do Porto, questionou o Fundo Ambiental sobre a possibilidade de revisão da calendarização dos trabalhos e da orçamentação inicialmente prevista e aguarda resposta.
O vereador do BE na Câmara do Porto, Sérgio Aires, também questionou o presidente da autarquia sobre o andamento dos projetos anunciados em maio de 2020. O BE divulgou um comunicado criticando a falta de explicação sobre o não cumprimento da extensão da rede de ciclovias anunciada em maio de 2020, que consistia em 35 quilómetros de percursos cicláveis adicionais. Além disso, o partido destaca que o prazo para a conclusão da rede de percursos intermunicipais foi adiado novamente, de novembro de 2023 para janeiro de 2025, resultando em mais um atraso de mais de um ano.
ARTIGOS RELACIONADOS:
– Meio milhão de euros para rede de ciclovias em Matosinhos
– Matosinhos vai construir mais 10 quilómetros de ciclovias
– Ciclovia vai ligar centro de Matosinhos ao centro do Porto
– Redes piratas… em Matosinhos