Translate
Avaliada anualmente e em todo o país, a segurança da água da torneira tem, em Matosinhos, a classificação máxima. Este ano, o concelho chegou aos 100% neste indicador de qualidade, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
Há muito que a qualidade da água da torneira em Matosinhos é reconhecida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) como “boa”, ou seja, superando uma classificação de 99%. Desta vez, o concelho chegou uma vez mais aos 100% de água segura, reforçando a confiança na água levada pela INDAQUA até casa dos matosinhenses.
Os dados são de 2019 e constam do mais recente relatório “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, publicado anualmente pela ERSAR, entidade que regula o setor da água. O mesmo documento mostra que a INDAQUA realizou cerca de três mil análises em Matosinhos, onde garante o abastecimento de água a mais de 180 mil habitantes, superando os 34 mil m3 de água distribuída diariamente.
“Com o controlo e manutenção diários que as nossas equipas fazem sobre as redes de abastecimento de água, sabemos estar a levar à população de Matosinhos água com garantia qualidade. E é, por isso mesmo, que temos vindo a reforçar a mensagem de que é importante e seguro consumir água da torneira, pois esta é permanentemente controlada e dispensa a compra de água engarrafada, muito mais cara e muito mais prejudicial para o ambiente, devido ao consumo de plástico”, recorda Eduardo Barbot, Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos.
Para além de Matosinhos, todos os outros concelhos em que a INDAQUA assegura operações tiveram avaliações muito positivas por parte da ERSAR (Santa Maria da Feira 100%; Vila do Conde 99,89%; Santo Tirso e Trofa 99,83%; Oliveira de Azeméis 99,56%; Fafe 99,49%). A mesma entidade tem vindo a distinguir sucessivamente as concessionárias da INDAQUA com prémios que distinguem a qualidade da água distribuída, a gestão eficiente da água e a excelência dos serviços de água e saneamento prestados aos consumidores, fazendo desta a empresa mais premiada no país.