Translate
Dois Prémios de Excelência e Seis Selos de Qualidade – cinco para os Serviços de Abastecimento de Água e um para o Saneamento – foram atribuídos à INDAQUA Matosinhos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). As distinções, referentes a 2020 e 2021, destacam o bom desempenho da entidade gestora, que se afirma, pela terceira vez, como a mais premiada do país.
A cada ano, o regulador do setor da água reconhece as empresas que se evidenciaram pela qualidade no abastecimento de água para consumo humano e no saneamento de águas residuais urbanas. Após a paragem forçada pela pandemia, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) entregou ontem os Prémios de Excelência e os Selos de Qualidade relativos a 2020 e 2021, com a INDAQUA Matosinhos a alcançar um número recorde de distinções.
Em relação ao ano de 2020, foram atribuídos o “Prémio de Excelência do Serviço de Abastecimento Público de Água (ao consumidor)”, assim como os Selos pela “Qualidade para o uso eficiente da água”, pela “Qualidade exemplar de água para consumo humano” e pela “Qualidade do serviço de abastecimento público de água (ao consumidor)”. Os dois últimos repetiram-se, em 2021, juntando-se ainda o Selo que atesta a “Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas (ao consumidor)” e o prémio mais ambicionado pelas entidades gestoras: o Prémio de Excelência (atribuído a apenas uma entidade em cada categoria), desta feita para o “Serviço de Saneamento de Águas Residuais Urbanas (ao consumidor)”. As distinções são entregues de acordo com o cumprimento de critérios rigorosos de avaliação e contam com a participação de um júri de renome no setor.
“É com um grande orgulho que recebemos um tão elevado número de distinções, que colocam o concelho de Matosinhos como uma referência, a nível nacional, no que respeita à gestão de um bem tão importante como a água. Mais ainda os Prémios de Excelência, que tão bem espelham o nosso foco na prestação de serviços de qualidade e na proteção do ambiente. Isso traduz-se, hoje, entre outros, em níveis de segurança de água próximos dos 100% e em valores de perdas nas redes de apenas 12%, que contrastam com a média nacional próxima dos 30%. Estes resultados, tal como os prémios conquistados, motivam-nos a continuar o trabalho de melhoria contínua”, afirma Eduardo Barbot, Administrador da INDAQUA Matosinhos.
“Os serviços de água e saneamento prestados aos matosinhenses pautam-se pela excelência. Isso reflete-se, entre outros, no elevado número de distinções conquistadas ou no grande número de Bandeiras Azuis das nossas praias. É graças a uma vasta rede de águas residuais, a uma distribuição eficiente de água para consumo humano e ainda à sensibilização para a correta utilização destas redes que são alcançadas melhorias para o ambiente e para o bem-estar da população”, afirma Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.
Para além dos dois Prémios de Excelência e dos seis Selos de Qualidade conquistados em Matosinhos, o Grupo INDAQUA alcançou outros 17 galardões pela atividade, em 2020 e 2021, nos municípios de Fafe, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde. O total de 25 distinções posicionam a INDAQUA enquanto a entidade mais premiada do setor da água, destaque que tinha já alcançado em 2019, ano em que recebeu sete Selos de Qualidade da ERSAR.