Aluna de Matosinhos vence concurso de programação

videojogo “Aventura no Labirinto”
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Matilde de Sá Fernandes, aluna da Escola Básica de Perafita (Matosinhos), foi uma das vencedoras do “Water Game”. Lançado pela INDAQUA, o concurso foi o culminar de workshops de programação que decorreram em parceria com as escolas de seis concelhos e que contaram com cerca de 100 crianças.

Videojogo “Aventura no Labirinto”


Na plataforma do concurso “Water Game” há 21 videojogos e todos têm algo em comum: o tema da sustentabilidade e da água. Para além disso, foram criados por alunos que participaram nos workshops de programação promovidos pela INDAQUA junto das escolas, entre outubro e novembro. Desvendado o mundo da criação de videojogos, os alunos puderam submeter a concurso os jogos que criaram.

Entre os três premiados pelo “Water Game”, está uma aluna de Matosinhos. Matilde de Sá Fernandes frequenta o 5.º ano na Escola Básica de Perafita e criou o jogo “Aventura no Labirinto”, onde o jogador vai percorrendo um labirinto e eliminando garrafas de água de plástico, enquanto cruza alguns obstáculos até chegar à meta. Técnica, jogabilidade, originalidade e adequação ao tema foram alguns dos critérios avaliados pelo júri do concurso.

Os outros dois alunos vencedores do “Water Game” pertencem a escolas de Santa Maria da Feira e Santo Tirso. Como prémio e incentivo à aprendizagem contínua, vão agora ter a oportunidade de fazer um curso de programação completo, que vai permitir aprofundar conhecimentos nesta área.

“A iniciativa “Water Game” permitiu aos alunos explorar o mundo da programação – uma área de futuro, que deve ser cada vez mais abordada junto das crianças, já que as leva a desenvolver competências como o raciocínio lógico ou a criatividade. Através destes jogos, conseguimos ainda recordar aos participantes dos workshops a importância dos comportamentos sustentáveis que todos devemos adotar”, explica Eduardo Barbot, Administrador da INDAQUA Matosinhos.

O “Water Game” está integrado no Projeto + Água, desenvolvido pela INDAQUA, com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020. Todos os videojogos submetidos a concurso estão disponíveis online para levar, sobretudo, os mais novos a interagir, brincar e refletir sobre a importância dos recursos hídricos.


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