Alunos da Escola Secundária Augusto Gomes criam Apps inovadoras com o CDI Portugal

Alunos da Escola Secundária Augusto Gomes

Taberna do Pedro

Partilhe:

Translate

3 projetos no âmbito do Apps for Good que envolvem 18 alunos e 2 professores


A Escola Secundária Augusto Gomes recebeu, recentemente, a visita da equipa do CDI Portugal para apresentar os seus projetos no âmbito do Apps for Good, um programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações com impacto social.

Três projetos inovadores estão a ser desenvolvidos neste estabelecimento de ensino de Matosinhos, envolvendo 18 alunos do 11º ano e 2 professores. Com foco em temáticas relevantes da atualidade, os projetos visam apresentar soluções para problemas do quotidiano, utilizando a tecnologia de forma criativa e eficaz, nomeadamente:

  • Criação de uma aplicação para a gestão das emoções, para o auxílio em situações de stress e de ansiedade, através da conexão de um sensor, para quando o utilizador demonstre dificuldades em se acalmar, com especial foco em utilizadores com espetro do autismo;
  • Desenvolvimento de uma pulseira com GPS para localização de pessoas com demência ou crianças, através de uma aplicação;
  • Criação de uma plataforma de apoio à comunidade educativa na procura de local de estágio para os alunos de cursos profissionais.

A visita da equipa do CDI Portugal serviu também para informar sobre a próxima fase da competição Apps For Good: os Encontros Regionais. Nessa etapa, as equipas participantes de cerca de 200 escolas de todo o país apresentarão os protótipos que desenvolveram durante o ano letivo.

O programa Apps for Good visa incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, utilizando a tecnologia para resolver problemas do mundo real e promover a transformação social. As visitas do CDI Portugal às escolas participantes permitem acompanhar o desenvolvimento dos projetos e incentivar os alunos a competir na fase dos Encontros Regionais.

Apps for Good

O Apps for Good é um programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, realçando o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Através deste programa, os alunos têm a oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional. O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski. A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal lançou o piloto do Apps for Good em Portugal em janeiro de 2015.



Partilhe: