Alunos do 3.º ano de escola básica em Matosinhos sem professor há 8 dias

Escola do Corpo Santo (escola básica em matosinhos)
Partilhe:

Translate


Os alunos do 3.º ano da escola básica Corpo Santo de Leça da Palmeira, Matosinhos, estão sem professora há oito dias e a docente substituta também está com atestado médico, disse hoje uma representante dos pais.

É uma situação urgente. Tantos alunos de oito anos sem aulas e não conseguem resolver e acelerar o processo de colocação de professora“, alertou Sara Remelgado, encarregada de educação e representante dos pais da Escola do Corpo Santo em Leça da Palmeira, do Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira.

Segundo aquela representante, a solução para os alunos voltarem a ter aulas o mais rápidopossível é “lançar um concurso diário” para que não se tenha de esperar uma semana para um novo ciclo de concurso.

“Se a professora chamada apresentar um novo atestado médico na próxima terça-feira – dia 8 de novembro -, os alunos ficam mais uma semana sem aulas, porque só se pode abrir novo concurso com aprovação na sexta-feira, explica Sara Remelgado, lamentando o atual sistema.

O diretor do Agrupamento de Escolas Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, Jorge Sequeira, adiantou à Lusa que caso a “situação se arraste” e a professora de reserva apresente novo atestado médico, aquela direção vai “internamente resolver de forma provisória a situação”, utilizando os recursos humanos daquele agrupamento até vir um “novo professor de reserva”.

“O dia da apresentação do novo professor termina na terça-feira. Se se apresentar ao serviço, começa a trabalhar na quarta-feira, dia 9, se entregar atestado médico iremos resolver a situação”, declarou Jorge Sequeira, reconhecendo a preocupação dos encarregados de educação.

Segundo Sara Remelgado, a professora “avisou atempadamente” o agrupamento de escolas de que teria de se ausentar por “baixa de gravidez de risco”.

“Quando recebemos esta informação, foi-nos dito que no máximo no dia 03 de novembro teríamos professor de substituição, mas o que é certo é que à data de hoje ainda não temos” e, de acordo com a lista de colocações foi colocada uma professora “que aparentemente também está de atestado médico”.

A Lusa contactou fonte da assessoria do Ministério da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGestE), mas não foi possível obter esclarecimentos até meio da tarde de hoje.

in NM


Partilhe:

Comentar