Translate
Viajar até Marte, visitar o museu do Louvre, a Capela Sistina ou a Casa da Arquitectura de Matosinhos, ver uma molécula ou a fisiologia do corpo humano são algumas das possibilidades que a realidade aumentada, com recurso à tecnologia 3D, permite e que, este ano letivo, estará à disposição dos alunos das escolas públicas do concelho.
“Estamos a formar cidadãos do melhor que há e a prepará-los para trabalhar em qualquer parte do mundo”, salienta a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Durante este ano letivo, 110 professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) vão trabalhar nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
Desenvolvidas no formato de oficinas, com o objetivo de concretizar uma mudança de paradigma no que respeita ao ensino-aprendizagem, as AEC visam proporcionar outras experiências de caráter científico, tecnológico, ambiental, ecológico, cultural, social e desportivo, enriquecendo desta forma, o currículo formativo dos alunos do concelho.
Para a autarquia, esta aposta representa um investimento de cerca de um milhão de euros.
As novas tecnologias ocupam ainda mais destaque no Currículo Local nas AEC, através de um novo programa de literacia digital, que inclui as áreas da computação, programação e robótica criativa.
A impressão a 3D, o cinema de animação ou a simulação holográfica aplicada ao património da cidade são outras novidades que serão testadas este ano.
As oficinas de Educação Física e Modalidades Desportivas Locais, Música, Artes, Teatro, Ciências e Xadrez serão, assim, enriquecidas com a utilização de novas tecnologias: Scratch & Programação, Robótica & Computação Musical, Legos & Robótica, Weeebot, Drones, Eco-Robótica, Hidro-Robótica, Universo & Viagem 3D, Arte & Robótica, Laboratório Desenho & Impressão 3D, Ilustração Digital, 3D, Realidade Virtual & Cinema, Linguagem, Scratch & Xadrez, e Jogos, Xadrez & 3D.
Comentar