APDL vai modernizar Ponte Móvel de Leixões

Ponte Móvel
Partilhe:

Translate

Projeto representa um passo significativo na melhoria desta infraestrutura portuária e na garantia da sua operacionalidade contínua.


A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) deu o passo inicial para a modernização da Ponte Móvel de Leixões com o lançamento do concurso público para a empreitada, publicado hoje, dia 2 de maio de 2024, no Diário da República. As empresas interessadas têm até 30 de maio para apresentar propostas.

Este investimento, com um valor estimado de 4,5 milhões de euros, visa a renovação da ponte, incluindo o sistema de proteção anticorrosiva, pintura da estrutura, substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, além da repavimentação da faixa de rodagem. As rótulas da ponte também serão substituídas, o que implicará a sua imobilização por um período máximo de 90 dias.

Minimizar o impacto na comunidade

Ciente dos transtornos que a obra poderá causar, a APDL assegura que tudo será feito para minimizar o impacto na comunidade. Durante a imobilização da ponte, haverá períodos em que o tráfego automóvel será desviado para a A28, enquanto o acesso pedestre será mantido, em contínuo, através de autocarros disponibilizados pela APDL. Sempre que possível, as interrupções do tráfego automóvel serão restritas ao período noturno, permitindo a circulação pedestre e o normal funcionamento durante o dia.

A Ponte Móvel de Leixões é um elo fundamental para o tráfego marítimo, rodoviário e pedonal, ligando as comunidades de Matosinhos e Leça da Palmeira. A APDL reconhece a importância desta infraestrutura e está comprometida em garantir a sua operacionalidade durante todo o processo de modernização, assegurando a passagem contínua de navios, veículos e população.

Modernização para o futuro

Este projeto insere-se no compromisso da APDL com a segurança, eficiência e modernização das infraestruturas portuárias sob sua gestão. A modernização da Ponte Móvel de Leixões contribuirá para impulsionar o desenvolvimento económico da região e garantir uma melhor conectividade.

Ponte Móvel (Lado Matosinhos)


Partilhe: