Translate
Aproxima-se a ida do grupo de jovens de Leça da Palmeira às Jornadas Mundiais da Juventude, em Cracóvia, Polónia.
Há um ano tive a oportunidade de escrever neste mesmo espaço a respeito das Jornadas Mundiais da Juventude, a sua história e a sua finalidade. Este ano, um ano particularmente difícil no que respeita a questões de segurança, é de destacar a coragem dos jovens do mundo inteiro que, recusando-se a vergar-se perante a ameaça do terrorismo, persistem um juntar-se para conviver e rezar pelo mundo inteiro. Tudo isto em sintonia com o Papa Francisco.
A ida destes jovens leceiros à Polónia só é possível graças ao seu esforço pessoal e à colaboração de toda a comunidade leceira. Desde há um ano que este grupo de jovens tem desenvolvido uma série de atividades de angariação de fundos para financiarem a sua ida. As atividades têm sido muito diversificadas, procurando chegar ao maior número de pessoas e atendendo aos gostos das diferentes idades. Contudo, creio ser digno de registo que, nas atividades desenvolvidas, os jovens não fazem meros peditórios, dão sempre algo em troca, seja um espetáculo de música, de teatro ou de dança, uma venda de flores, de bolachas ou de livros, ou sejam simplesmente jogos.
Neste caminho já percorrido há que destacar o apoio das famílias, do pároco, da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal, da Escola Secundária da Boa Nova, da comunidade do Monte Espinho, do Grupo de Teatro de Leça da Palmeira, da Liberty Seguros, dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, da empresa MarkLeça, do ginásio Tripla Forma, do MAR Shopping, mas também de grupos de dança, talhos, padarias, armazéns de vinho, supermercados e outras casas comerciais que sempre estiveram disponíveis e souberam dizer «sim» a este projeto dos jovens.
A menos de um mês da partida dos jovens (partem no dia 18 de julho e regressam a 1 de agosto), estes «heróis» estão a um pequeno passo de atingirem o seu objetivo.
Para isso estão a organizar um arraial dos Santos Populares, com a colaboração do Rancho Típico da Amorosa e do Rancho Os Vareirinhos de Matosinhos. Pretendem que seja uma noite diferente, de convívio, de troca de experiências, de cultura, mas também de divertimento.
Além das atuações dos ranchos folclóricos referidos, terão «barracas de comes e bebes», com bifanas, fêveras, caldo verde, papas de sarrabulho, sardinhas (apenas por encomenda), cerveja, sumos, vinho e água. Mas também haverá surpresas, para que esta seja uma festa para toda a família.
Mas para que tudo corra bem é necessário que os leceiros compareçam, que aproveitem a ocasião de passar um serão diferente, divertindo-se na sua terra, mas, ao mesmo tempo, ajudando estes jovens a concretizarem o seu sonho. É uma atividade para toda a família, uma forma diferente de viver o fim de um sábado que se augura inesquecível.
Nesse sábado, 25 de junho, não jantem em casa, venham até ao centro de Leça da Palmeira, ao adro da igreja, conviver com os nossos jovens e recordar algumas das danças tradicionais do nosso concelho.
Ao mesmo tempo os jovens recriam uma tradição leceira e têm em exposição uma cascata. Todos a podem ver no cartório paroquial, a qualquer hora, pois é visível pela janela e não é necessário que o cartório esteja em funcionamento.
Os jovens contam consigo. Compareça e venha divertir-se com estes jovens. Eles merecem.
Até à próxima semana.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
Comentar