Translate
O Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, abriu as portas na noite de 28 de Novembro a mais de duas centenas de convidados curiosos em perceber o conceito “Art Meets Fashion”.
Tal como anunciado, a Química Criativa – Multimeios, empresa promotora e organizadora do evento, tinha o objectivo de reunir num espaço distinto, artistas de várias áreas performativas e de todo o país. E assim foi.
A noite começou com os acordes do guitarrista algarvio Ricardo Martins. Como o fado cantado estava agendado para mais tarde, este músico multifacetado lançou o mote com alguns temas do seu mais recente trabalho.
Para despertar ainda mais emoções, a poeta Ana Almeida Santos recitou alguns poemas com o seu cunho tão pessoal e ao mesmo tempo tão extravagante, caminhando pelos diversos salões do Museu da Quinta de Santiago. Como a própria diz, só quem sabe escrever, sabe declamar poesia com a força que cada palavra deve ter.
O desfile do criador Fernando Nogueira, o ponto alto da noite, não deixou ninguém indiferente. Com as suas linhas elegantes, que tornam a mulher sensual, aos tecidos nobres que foram usados nas treze modelos, o público pôde deleitar-se com quase uma hora de encenação dramática de alta-costura.
E para acabar em pleno, o fado de Filipa Carvalho. Vinda das casas de Fado de Lisboa, com a humildade e alegria que lhe é tão característica, a jovem fadista deu-se a conhecer ao público do Norte, que não conseguiu parar de aplaudir e elogiar cada tema. Ninguém ficou alheio à sua voz e entrega.
Cláudia Almeida, museológica e coordenadora do Museu da Quinta de Santiago estava muito satisfeita no final da noite:
“Quando fomos contactados com este desafio, através da Química Criativa, ficamos logo entusiasmados e a primeira reunião foi muito empática. Entendemos muito bem objectivo, e isso foi uma mais-valia para dizer logo sim, e conseguirmos produzir o evento. É de valorizar o esforço de toda a equipa, e digo isto porque foi realmente uma organização fora de série, tudo foi excelente, por isso vamos voltar a colaborar de certeza.”
Também o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Fernando Rocha, referiu:
“Estamos muito satisfeitos com toda a organização. Estes espaços, apesar de termos vontade de abri-los, são espaços muito sensíveis. Mas sei que toda a equipa foi muito sensível, muito responsável, e naturalmente nós estamos disponíveis para abrir o evento a outros espaços, pois os espaços querem-se vivos e vividos.”
Art Meets Fashion, onde será o próximo?
Comentar