Translate
2023 já ficou para trás e quem gosta de viajar precisa ficar atento nas principais tendências para o ano de 2024. Se quiser começar o ano novo em grande estilo, aproveite as nossas dicas com as melhores formas para aproveitar as suas férias e feriados.
Mudanças nos hábitos de viagem e turismo
Os tempos mudam e a nossa forma de viajar também. Hoje, viajar é algo completamente diferente das dinâmicas de algumas décadas atrás. As novas tecnologias, redes sociais e recursos digitais ajudam a mudar toda a dinâmica de viagem, desde a escolha dos destinos até a hospedagem e as atrações que serão aproveitadas, e até mesmo os métodos de pagamento.
Plataformas como Airbnb também ajudam a ampliar as opções de hospedagem para além dos hotéis tradicionais – e até as redes tradicionais de hotelaria já contam com plataformas na web para facilitar as reservas.
E, além destas mudanças, há novidades nas tendências para viagens, e vale a pena informar-se sobre elas para aproveitar as suas férias da melhor maneira possível.
Set-jetting
O set-jetting já é uma tendência confirmada neste ano e significa viajar para locais icónicos que serviram de cenário para filmes, séries e qualquer categoria de produções de sucesso.
De acordo com a Expedia, a tendência para 2024 é escolher os destinos turísticos de acordo com os locais mostrados em produções de sucesso. Tailândia, França e Malta são alguns dos destinos mais procurados justamente por este motivo.
Hotéis temáticos
Outro ponto que ganha cada vez mais destaque na hora de escolher destinos de viagens é a procura por hospedagens temáticas. Hotéis com estilos retro, medieval, anos 50 ou tropicais ganham cada vez mais hóspedes que se interessam não apenas pelo local de destino ou pelas comodidades da hospedagem, mas pela própria ambientação destes locais.
Destinos nada convencionais
Outro ponto que ganhou muito ênfase no ano de 2023 e que provavelmente será ainda mais expressivo em 2024 é a escolha de destinos específicos para as viagens.
Muitos turistas procuram destinos que estão fora dos mapas e roteiros tradicionais de turismo. Locais com valor sentimental pessoal, com atrações específicas ou eventos interessantes, mas que não são destinos tradicionais de viagem, são mais procurados pelas pessoas.
Uma das maiores tendências das viagens tem sido exatamente não se prender a tendências, ou seja, a experiência pessoal com o local ganha mais peso do que simplesmente escolher um destino que já é muito visado.
Turismo de eventos
Outra tendência forte para 2024 é escolher os destinos de viagens de acordo com os locais de espetáculos, eventos e tournées. Assim, além de acompanhar os artistas favoritos, os turistas também aproveitam para conhecer mais dos locais nos quais os eventos acontecem.
As Olimpíadas de Verão e Paris, por exemplo, já atraem uma grande quantidade de pessoas que, para além de acompanhar os jogos, também querem conhecer mais de perto o famoso destino turístico francês.
Esqueça a ideia de apanhar um avião, ver um espetáculo e ir embora. Agora, acompanhar as apresentações artísticas também envolve cada vez mais conhecer o local e passar alguns bons dias aproveitando o que há de melhor nestes lugares.
Não se esqueça da sua segurança
Independente da tendência que você seguir (ou de não seguir tendência nenhuma) e do seu destino de viagem, é essencial seguir algumas dicas de segurança:
- Fique de olho nos seus pertences: preste bastante atenção aos seus objetos e pertences pessoais e coloque identificações nas suas bagagens. Se houver algum tipo de cofre ou compartimento de segurança onde você se hospedar, coloque os seus pertences mais importantes neles.
- Procure informações sobre o seu destino: faça uma boa pesquisa antes de viajar e não se limite só às informações gerais. Procure saber sobre o acesso à saúde, níveis de criminalidade e dicas mais específicas para manter a sua segurança.
- Use uma boa VPN: uma VPN profissional protege a sua conexão com criptografia e garante mais segurança digital para a sua viagem. Para verificar se uma VPN não conecta, aceda às configurações de rede do seu dispositivo. A conexão VPN geralmente fica identificada como qualquer outra ligação e ficará visível para si.
- Evite redes públicas de Wi-Fi: redes públicas são mais vulneráveis a ataques e os seus dados e informações bancárias ficam mais expostos caso as utilize. Se for essencial usar estas redes, prefira conectar-se apenas se houver uma VPN ativa no seu dispositivo.