Atletismo em Leça da Palmeira

Marginal de Leça da Palmeira
Partilhe:

Translate

joaquim_monteiroNo próximo dia 8 de setembro vai decorrer a primeira edição da Beach Run de Matosinhos, organizada pela Matosinhosport.

Ainda bem que se vai realizar esta prova. Não participarei nela, pois já estou inscrito numa outra, no mesmo dia, em Vila do Conde. É pena que dois concelhos vizinhos promovam provas idênticas no mesmo dia. Mas é melhor do que não fazer nada.

MAS FICO TRISTE PELO QUE SE PASSA EM LEÇA DA PALMEIRA E EM MATOSINHOS NO QUE RESPEITA AO ATLETISMO.

Aos 41 anos decidi abandonar o sofá e começar a praticar atletismo. Sentia-me a engordar e decidi que tinha de praticar desporto. Inicialmente optei pela caminhada, mas depois passei para a corrida.

Ainda hoje recordo a minha primeira prova, os 4 Km da caminhada do dia do pai, que fiz a correr e que terminei «quase a morrer». MAS VALEU A PENA E FOI UMA VITÓRIA. O tempo que fiz não é relevante.

Agora, passados quase sete anos, já fiz 4 maratonas, umas 20 meias maratonas e um elevado número de corridas de 10 Km.

Mas não é isso que interessa.

Treino em Leça da Palmeira. Uma terra de sonho, invejada por colegas meus, que correm comigo e que são de Lousada ou da Maia. Eles não têm as nossas condições.

Por isso mesmo é que me custa entender o que se passa em Matosinhos e mais concretamente em Leça da Palmeira.

Porque acabou a Maratona Internacional de Matosinhos?

Esta prova era já uma referência a nível internacional e projetava o concelho a nível interno. Foi uma das provas que me motivou para a prática do atletismo. Há 4 anos, a Câmara Municipal de Matosinhos acabou com ela. Nunca explicou o motivo.

Porque se paga tanto a uma empresa privada para organizar as atividades nas marginais – «Põe-te a Mexer» havendo uma empresa municipal que podia e devia organizar estes eventos?

Ainda pensei que era por motivos económicos que não se realizava a meia maratona de Matosinhos. Mas quando soube os valores atribuídos à empresa privada e os custos da meia maratona fiquei sem dúvidas. NÃO É POR MOTIVOS ECONÓMICOS QUE NÃO SE REALIZA A MEIA MARATONA DE MATOSINHOS.

Alguns poderão dizer que o «põe-te a mexer» mobiliza mais pessoas e dinamiza mais a prática do desporto. É VERDADE.

MAS PODE SER FEITO A CUSTOS REDUZIDOS PELA MATOSINHOSPORT.

Porque não há bases de apoio – bebedoiros – na marginal de Leça?

Porque não se realizou o 1º Grande Prémio de Atletismo de Leça da Palmeira?

Este grande prémio constava do Plano de Atividades da Junta de Freguesia, fruto do famoso plano participativo. Mas não saiu do papel.

Estas já chegam para entenderem como me é difícil entender que os responsáveis, da Câmara e da Junta, se apresentem a estas eleições com o slogan de «continuar a fazer bem».

CONTINUAR A FAZER BEM, O QUÊ?

Até à próxima semana.

Saudações leceiras

Joaquim Monteiro


Partilhe:

1 comentário

  • Inscrições gratuitas com prémios e t-shirts. Venho por este meio informar que vai decorrer uma prova gratuita de aproximadamente 9km. “adultos” 1,5 km “crianças” e Caminhada,no dia 25 de Abril de 2015 com vários escalões do decorrer da manhã do feriado de 25 de Abril entre as 9:00 horas e as 13:00 hora na Freguesia de Custóias em Matosinhos “Largo do Souto” com partida e chegada.Inscrições no dia e no local. Em prol do desporto e pela ajuda em divulgação deixo desde já esta informação ao vosso cargo. Para mais informação poderão contactar a Junta das Uniões de Freguesias de Custóias Leça do Balio e Guinfõeshttps://www.facebook.com/uniaodasfreguesiascustoiaslecadobalioguifoes . Organizado pela Associação de Atletismo do Porto. Obrigado.

Comentar