Translate
Este ano o calendário «fintou-nos» e as festas calharam ao fim de semana. O Natal e o Ano Novo calham o domingo e as ceias ao sábado. É chato para quem trabalha e para quem prepara as iguarias que são servidas à mesa nesses dias.
Também estes meus apontamentos sobre Leça e Matosinhos serão influenciados pelo calendário e só voltarei a escrever neste espaço em 2017. Os dias festivos devem ser respeitados e a nossa preocupação principal deve ser a família.
Como já referi em anos anteriores, o Natal é uma época especial. Neste período mesmo as pessoas mais «antissociais» revelam uma tolerância para com os outros que até a elas mesmas surpreende. Se calhar é por isso que todos os anos vemos nos canais televisivos o “Conto de Natal” de Charles Dickens, com o avarento Ebenezer Scrooge. Estamos fartos de conhecer a história, de saber o fim, mas continuamos a ver. Talvez porque é um filme que mexe connosco e nos faz ver o Natal como ele é.
As decorações de Natal também são um símbolo do Natal contemporâneo. No ano passado os nossos autarcas distraíram-se e cometeram erros que este ano tentaram e parece que conseguiram corrigir. Desta vez as luzes de Natal apareceram em tempo útil em toda a freguesia e não apenas em determinados locais.
Matosinhos foi um dos concelhos que aumentou o seu investimento nas luzes de Natal. Sei que esta questão das luzes foi bastante discutida na comunicação social e houve até quem relacionasse o aumento dos custos da iluminação de Natal em certos concelhos com as próximas eleições autárquicas. Não concordo com esta opinião, embora a respeite. Não consigo interiorizar que alguém possa decidir o seu sentido de voto pela qualidade e quantidade de luzes de Natal. Seria reduzir ao mínimo a capacidade de discernimento das pessoas.
O que posso dizer é que, apesar dos meus 51 anos, continuo a admirar as iluminações Natal e dá-me um gozo especial circular pelas ruas, à noite, para ver as diferentes luzes. Seja em Leça da Palmeira, Matosinhos, ou nos concelhos vizinhos.
Para além das iluminações, as atividades natalícias são também uma marca do natal contemporâneo. Que o digam as crianças que deliram com os pais natais, com as feirinhas, com os carrosséis, as pistas de gelo, os burrinhos, etc.
Mas que tudo isto não nos faça distrair do VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL.
Este ano a paróquia de Leça da Palmeira está a «levar à letra» o termo de adotar uma criança e está a mobilizar a comunidade para contribuir com tudo o que é necessário para “receber” uma criança que irá nascer. A comunidade será como que o «padrinho» desta criança. É algo diferente, mas que dá um outro sentido ao Natal.
Aproveito para desejar a todos os matosinhenses, e aos leceiros em particular, um SANTO E FELIZ NATAL, na companhia daqueles que mais amam e um PRÓSPERO ANO NOVO, cheio de sucessos pessoais e profissionais.
Até ao próximo ano.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
CONSULTE AQUI O PROGRAMA DE NATAL DE LEÇA DA PALMEIRA
Gostava que para o próximo natal de 2017 a Câmara Municipal tenha muito mais gosto na decoração da árvore que está no final da ponte móvel. Houve muita falta de gosto, não tem luz não vida, quase que passa despercebida. Uma árvore enorme que merecia outra ornamentação como já teve noutros tempos. Espero que fique aqui a nota, seja para quem vier a ganhar as próximas eleições. Os munícipes e Juntas de Matosinhos – Leça merecem muito melhor.
Com desejo de FESTAS FELIZES.