Translate
Dia 21 de março assinala-se, em toda a Europa, o Dia Europeu da Criatividade Artística. O homenageado do mês de março disse que “mesmo a arte a que um artista é vocacionado, e sobre a qual e para a qual vive, está sempre aquém do seu desejo”, numa entrevista sobre o seu legado de mais de cem anos de criatividade.
Manoel Oliveira, cineasta, argumentista mas, acima de tudo, criativo português é o homenageado do mês de março no Art Spot, a galeria de arte do Alameda Shop & Spot, centro comercial gerido e comercializado pela consultora imobiliária CBRE. Como forma de assinalar esta efeméride, quem passar pelo Alameda durante o mês de março, poderá ver a homenagem feita ao cineasta por artistas de diferentes países, como o Irão, Servia, Turquia, Brasil ou Portugal, através do habitual humor associado à caricatura.
Esta é a nona exposição que o shopping realiza no âmbito do PortoCartoon, uma mostra de caricaturas realizada em parceria com o Museu Nacional da Imprensa. Este projeto surgiu no âmbito do protocolo celebrado entre as duas instituições, para a criação da galeria “Art Sport”, localizada no piso 2 do centro comercial.
Todos os meses o “Art Spot” presta homenagem a uma diferente personalidade portuguesa e pode ser visitada todos os dias, durante o horário de funcionamento do centro comercial, até dia 31 de março.
Manoel de Oliveira
Manoel de Oliveira, ou “o Mestre”, é um verdadeiro portuense, nascido no seio de uma família burguesa do Porto, começou a interessar-se pelo cinema ainda novo, com 20 anos. 1942 é o ano que marca o verdadeiro inicio da carreira de Manoel, com o lançamento de uma das suas obras mais conhecidas, Aniki-Bobó.
O ano de 2008 ficou marcado pelo seu centésimo aniversário, o que fez de Manoel de Oliveira o mais velho realizador do mundo em atividade. Faleceu a 2 de abril de 2015, tornando-o o único realizador que assistiu à passagem do cinema mudo para o sonoro, assim como do preto e branco para a cor.
Comentar