Translate
MAR Shopping Matosinhos torna-se no primeiro centro a acolher um centro de operações do movimento.
Segundo os últimos Censos (2011), Matosinhos tem uma população de 175.478 habitantes, 28,2% dos quais residem em Matosinhos – Leça da Palmeira. Dos 49.486 habitantes desta freguesia, 16,8% tem 65 ou mais anos, mais 33,7% que em 2001. É o crescente envelhecimento da população, a que se juntam as carências advindas dessa realidade, que uniu 60 voluntários e 20 gestores em torno da criação de um Centro de Operações que é o 46ª núcleo Re-food em Portugal, o sexto no Grande Porto e o segundo no concelho de Matosinhos. O núcleo abriu ontem, 17 de junho, no MAR Shopping Matosinhos, que se torna assim no primeiro centro comercial a acolher um centro de operações Re-food.
Foi em dezembro de 2014 que os pioneiros desencadearam o processo para abrir o centro Re-food Leça da Palmeira. Realizada em julho de 2015 a reunião sementeira, a principal dificuldade residia em encontrar instalações apropriadas para a operação de solidariedade. Foi o MAR Shopping Matosinhos que, no âmbito da sua política de responsabilidade social “AMAR Quem Mais Precisa”, se abriu à possibilidade de acolher o centro.
“O movimento Re-food replica-se consoante a boa vontade e o empenho dos cidadãos em cada comunidade. No caso de Leça da Palmeira, esses cidadãos, pela sua determinação, e os parceiros que os ajudaram, como o MAR Shopping Matosinhos, que, com um sentido de responsabilidade social notável, cedeu as instalações para que o centro de operações se tornasse uma realidade, estão de parabéns”, congratula-se Hunter Halder, presidente da Re-food.
Re-food arranca em Leça da Palmeira atenta a “uma freguesia envelhecida que precisa de apoio”
Numa fase inicial, o núcleo de Leça da Palmeira propõe-se a apoiar cinco famílias da freguesia. “Temos, neste momento, assinaladas 20 e sabemos que serão mais. Vamos, no entanto, arrancar com um grupo mais pequeno para podermos ir alargando a nossa operação com segurança. O objetivo é chegarmos a estes 20 agregados a médio prazo”, explica o responsável.
A recolha junto dos parceiros – restaurantes, cafés, supermercados, entre outros – será realizada pelos voluntários de domingo a quinta-feira. Os excedentes são levados para o centro de operações para serem quantificados, catalogados e devidamente separados para cada família beneficiária. De seguida, as refeições são levadas para o Centro Franciscano Pastoral de Ação Social de Leça da Palmeira, onde serão levantadas pelos agregados. Será combinado com cada um um horário diferente para que não se cruzem, assegurando-se assim a privacidade dos beneficiários.
Recorde-se que a Re-food, um movimento que tem merecido o apoio de diversas personalidades e entidades, como é o caso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visa terminar simultaneamente com o desperdício alimentar e com as necessidades alimentares nas comunidades locais, recolhendo e condicionando os alimentos excedentes de restaurantes, cafés, supermercados e outros, que, de outra forma, seriam desperdiçados, distribuindo-os junto de quem mais necessita.
Para o MAR Shopping Matosinhos, “acolher um centro de operações de um movimento tão meritório, com uma ação ambiental e social tão completa, que, ao mesmo tempo, reduz o desperdício alimentar e a carência junto de famílias necessitadas, é uma iniciativa que está completamente enquadrada no nosso espírito de contribuirmos ativamente para a sustentabilidade ambiental, social e económica da comunidade em que estamos inseridos”, relembra Sandra Monteiro. A diretora-geral afirma-se “honrada por sermos o primeiro centro comercial a acolher este movimento. Desejamos que a comunidade se una em torno desta missão e que possamos, juntos, contribuir efetivamente para a redução do desperdício e apoio à população carenciada da freguesia.”