Translate
Na hora de escolher a mobília ideal para o quarto dos seus filhos, deverá ter em conta que esse espaço da casa não é somente um espaço para dormir. Na Children’s Beds Home, sabe-se que a mobília de quarto para crianças é feita a pensar especialmente num sono com qualidade, mas sabe-se igualmente que o quarto das crianças é o espaço onde desenvolvem a sua identidade e muitas das suas aptidões através da brincadeira, da imaginação e da criatividade.
Adequar a escolha à idade dos seus filhos
A mobília de quarto para crianças deverá ter em atenção a sua etapa de desenvolvimento, as suas necessidades de estimulação cognitiva e a sua estatura física. Na medida do possível, a mobília deverá ser funcional, de modo a permitir transformar o quarto num espaço de repouso, arrumação e brincadeira.
A fórmula secreta para encontrar a mobília mais adequada para os seus filhos conjuga a forma e a função, ambos fatores que dependem da idade e estádio de desenvolvimento da criança, dos seus interesses e das suas aspirações.
Tipos de camas que poderá equacionar
As camas deverão proporcionar um bom descanso aos seus filhos, o que nem sempre é fácil de garantir. Para além de ser uma peça de mobília cujas dimensões devem respeitar a fase do desenvolvimento infantil, também o colchão deverá ser de qualidade para não comprometer a saúde articular e muscular presente e futura da criança.
Estes são alguns tipos de camas que poderá selecionar:
• Cama com grade: indicada para crianças cujas noites são algo irrequietas, prevenindo quedas acidentais;
• Beliches: são os favoritos das crianças e permitem rentabilizar o espaço vertical do quarto;
• Cama elevada: igualmente uma solução para rentabilizar espaço, a cama fica colocada na parte superior, tendo por debaixo uma secretária ou espaço livre para brincar;
• Cama de gavetão: é uma ótima solução para arrumação de roupas ou para dispor de uma cama extra para poder receber amiguinhos;
• Camas temáticas: dependendo das preferências dos seus filhos, há temas para todos os gostos – carros, naves espaciais, castelos, palácios ou camas com escorrega.
Poderá ainda levar em consideração os materiais utilizados no fabrico da cama, nomeadamente a toxicidade das tintas e vernizes usados no seu revestimento. Poderá ainda ser de interesse avaliar a responsabilidade ambiental do fabricante, em especial no que concerne à utilização de matérias primas protegidas ou utilização de processos de reciclagem de materiais. Todas estas características deverão ser passíveis de esclarecimento pelo vendedor no momento da escolha.
Ouvir a opinião dos seus filhos é fundamental
A opinião dos seus filhos é importante e as suas perceções sobre o espaço que lhes é reservado pode bem ajudar a determinar as suas escolhas. Com efeito, embora seja de evitar escolher mobília relativa a um personagem da ficção infantil do momento, pois rapidamente surgirá outro personagem que cative as suas atenções e preferências, é sempre sensato escolher para o mobiliário um tema predominante que preencha os requisitos dos seus filhos.
Os interesses dos seus filhos podem ter que ver com as suas opções cromáticas, as atividades lúdicas que preferem fazer ou o modo como escolhem adaptar o seu espaço às suas preferências recreativas. Todos estes são fatores que poderá levar em consideração na escolha da mobília mais acertada. Ouvir a opinião dos seus filhos ajuda-o a formular uma escolha mais consensual e recompensadora.