Como escolher os brinquedos segundo a idade da criança?

Crianças a escolher brinquedos

Taberna do Pedro

Partilhe:

Translate


Cada criança é única, mas todas passam por fases de desenvolvimento distintas. As necessidades de um bebé de 12 meses são necessariamente diferentes daquelas de uma criança de cinco anos, e essas necessidades também se refletem ao nível dos brinquedos que melhor se adaptam a cada etapa do seu desenvolvimento infantil.

Assim, comprar brinquedos adequados à idade de uma criança é fundamental. Mas quais são os melhores brinquedos para cada uma das etapas do desenvolvimento de uma criança?

Neste pequeno artigo, vamos tentar responder a esta pergunta da forma mais conclusiva possível, focando a nossa atenção nos padrões pedagógicos tradicionalmente associados às diferentes etapas do desenvolvimento infantil.

Crianças dos 0 aos 12 meses

O primeiro ano de uma criança é fulcral para o seu crescimento. Nesta etapa de desenvolvimento, o objetivo dos pais deve ser o de fomentar a interação da criança com o mundo, principalmente através da exploração de sentidos básicos como o toque, a audição, ou a coordenação motora.

Neste contexto, os brinquedos mais adequados incluem chocalhos coloridos (para o bebé agarrar), brinquedos que podem ser mordidos (para o desenvolvimento inicial da dentição), ou brinquedos musicais (para a fomentação da audição e associação entre sons e elementos físicos).

Crianças dos 12 aos 24 meses

O segundo ano de uma criança é principalmente marcado por um desafio: o da comunicação. É nesta etapa que as crianças começam a interagir não apenas com o mundo, mas com outras pessoas à sua volta. Por este motivo, os pais devem investir em brinquedos que potenciem a literacia e a resolução de problemas.

Para além de livros especificamente desenhados para crianças com menos de dois anos, brinquedos recomendáveis para esta etapa incluem puzzles de formas (mais conhecidos como shape sorters) e carrinhos de marcha (principalmente indicados para ajudar a criança a dar os seus primeiros passos).

Crianças dos 2 aos 4 anos

Entre os dois e quatro anos, as crianças começam a ser capazes de reconhecer pronomes simples, entender conceitos relacionais básicos (como “grande” ou “pequeno”), e descrever acontecimentos do dia a dia. Esta etapa é igualmente vital para a continuação do desenvolvimento da linguagem, antecedendo a entrada da criança no regime escolar.

Os melhores brinquedos para crianças entre os dois e quatro anos? Blocos de construção (fomentação da coordenação motora e relações espaciais), materiais de arte (para inspirar a criatividade da criança), ou brinquedos eletrónicos interativos (uma introdução a conceitos abstratos simples como cores, números, ou letras).

Crianças com 5 anos

Aos cinco anos, é expetável que a criança seja capaz de comunicar efetivamente com aqueles que a rodeiam, construir frases complexas, e lidar de forma eficiente com conceitos abstratos basilares. Uma criança de cinco anos deve ser relativamente articulada e capaz de, por exemplo, contar e compreender histórias com princípio, meio, e fim.

Assim, os melhores brinquedos para crianças de cinco anos incluem jogos de tabuleiro próprios da faixa etária, sets de construção (os brinquedos LEGO continuam a ser um clássico), ou brinquedos que de alguma forma fomentem o interesse na ciência e matemática.

Nota ainda para a importância da atividade física! Aos cinco anos, as crianças devem ser capazes de brincar na rua com outros jovens e começar a desenvolver o seu corpo. Por este motivo, os cinco anos também são a idade perfeita para uma criança receber a sua primeira bicicleta ou triciclo.



Partilhe: