COVID-19: Câmara de Matosinhos ativa Plano de Contingência Municipal

COVID-19
Partilhe:

Translate

A Câmara Municipal de Matosinhos ativou o Plano de Contingência da propagação da infeção humana pelo coronavírus COVID-19 nos edifícios, equipamentos e empresas municipais. Esta medida surge com o objetivo de proteger a saúde de todos os que trabalham e frequentam os serviços municipais, seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Face às necessidades e exigências do concelho, o plano de contingência definido é evolutivo e com cariz operacional. Estabelece três níveis de resposta: alerta, perigo iminente, emergência, que serão ativados em função do impacto da propagação vírica. Para cada um destes níveis foram definidas medidas de resposta que integram a vigilância, medidas de controle de infeção, assistência, vigilância sanitária, comunicação de risco ou previsão de cenário de teletrabalho.

Foram ainda criadas três estruturas internas que funcionam articuladas com os agentes de saúde e proteção civil locais e que centralizam as respostas e decisões face à evolução da situação municipal: uma estrutura de coordenação, uma estrutura de comando e um grupo de trabalho para análise e avaliação de risco dos postos de trabalho, informação e sensibilização dos trabalhadores, coordenação da distribuição de equipamento de prevenção e acompanhamento dos grupos de risco dentro da estrutura municipal.

Foi ainda desenvolvida pela autarquia uma ferramenta fundamental para melhor compreensão do risco e estudo do perfil epidemiológico dos doentes, um site SIG- Sistema de Informação Geográfica para georreferenciação e registo de informação de cada caso, com as potenciais ligações a equipamentos municipais e a círculos de contacto e contágio.

Ativadas estas medidas, a autarquia relembra que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS: www.dgs.pt/corona-virus.aspx



Partilhe:

Comentar