Translate
A Sarah tem 9 anos, é natural de Leça da Palmeira e frequenta o 3º ano na Escola Básica Nogueira Pinto do Agrupamento de Escolas Eng.º Fernando Pinto de Oliveira, em Leça da Palmeira.
Em Março de 2020, quando as escolas fecharam devido ao confinamento forçado pela COVID-19, a Sarah deu inicio a um canal no Youtube ao qual deu o nome “POESIA DE COR”. Nesse período de confinamento, lia livros todos os dias. Passava horas ao telefone a ler livros para os seus avós. Com o estímulo dos pais, criou o hábito de ler poesia em língua portuguesa e quis partilhar esse gosto com todos os alunos do seu agrupamento escolar.
Deste amor, nasceu o canal no Youtube “POESIA DE COR”
A Sarah consegui que todos os professores e assistentes operacionais da sua escola declamassem poemas para o seu canal. As professoras bibliotecárias do agrupamento também se juntaram a este projeto, bem como outros professores e bibliotecários de outros agrupamentos escolares.
O projecto cresceu de tal forma que hoje a pequena Sarah tem o privilégio de disponibilizar no seu canal participações especiais de escritores como: Luísa Ducla Soares, Alice Vieira, Richard Zimler, Afonso Reis Cabral, Rosário Alçada Araújo, Joel Neto, Cristina Bacelar, Rosabela Afonso, entre outros. Como se não bastasse, para além do canal no Youtube, a Sarah tem ainda um programa semanal, sobre poesia, na Rádio Miúdos.
Maio vai ser um mês muito especial…
No dia 22 de Maio, o canal da Sarah no Youtube “POESIA DE COR” assinala o seu primeiro aniversário. Faz um ano que esta aventura começou e por ela já passaram “muitas pessoas e todas especiais”, congratula-se a jovem Sarah.
Também neste mês, irá atingir um número “que nunca pensei atingir” quando criou este Canal de Poesia, ou seja, 100 poemas declamados por si. Uma verdadeira e inédita proeza feita por uma criança em Portugal.
“Gratidão por todos que fazem parte desta minha aventura poética” é o que lhe apraz dizer neste momento particularmente feliz da sua vida.
Para quem não conhece o canal “POESIA DE COR”, recomendamos uma visita e a subscrição dos alertas, para se manter atualizado e não perder nenhuma declamação.
Uma nota final para a Sarah, pela sua iniciativa e gosto literário. Na verdade, não é frequente vermos uma criança apaixonada por livros, sedenta de os partilhar e tão precoce empreendedora.
Citando Sophia de Mello Breyner Andresen, “se as crianças aprendessem poemas de cor em pequenas, se fosse uma parte integrante do ensino e até, se elas tivessem de dizer um poema de cor para serem admitidas a qualquer universidade, as pessoas passavam a falar melhor. Porque falar é próprio de todas as pessoas, não é só do médico, do engenheiro e onde se aprende a falar realmente é na poesia.”
Parabéns Sarah pelo teu entusiasmo e, felicidades para o teu Canal. Continua a ser um exemplo para todas as crianças e adultos que te seguem. Fazemos votos que um dia encontres em Leça da Palmeira, como outrora António Nobre, Raúl Brandão e Florbela Espanca, a inspiração necessária para escreveres os teus próprios livros e poemas. Vamos ficar atentos ao teu percurso…