Translate
Martim, de 11 anos, arrastou familiar que estava inconsciente para o exterior da casa. Menino pegou em várias bacias de água e apagou sozinho as chamas.
Quando viu a avó caída no chão da sala, ontem à noite, Martim, de apenas 11 anos, só pensou que a tinha de salvar a todo o custo. Foi buscar forças que desconhecia e arrastou a mulher, de 73 anos, para o exterior da casa, em Guifões, Matosinhos. Entrou depois novamente na moradia e apagou o fogo, que destruía já grande parte da sala. Martim Gomes e a avó, Maria Carvalho, foram encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, devido à inalação de fumo.
“A avó decidiu acender a lareira e, como não estava a conseguir, atirou álcool. As chamas tornaram-se enormes e ela desmaiou. O fogo alastrou-se ao pinheiro de Natal e o menino viu que tinha de fazer algo ou podia acontecer uma tragédia”, contou ao CM Joaquina Carvalho, sobrinha da idosa e prima de Martim.
O incêndio deflagrou por volta das 20h15. Os pais de Martim estavam a trabalhar e o menino estava em casa apenas com Maria Carvalho. “Quando ele viu que a avó estava a salvo, voltou à casa, encheu algumas bacias de água e conseguiu sozinho apagar as chamas”, explicou Joaquina.
O ato de coragem do pequeno Martim deixou os familiares comovidos. Dizem que o menino é um verdadeiro herói.
“Não era qualquer pessoa que tinha a coragem que ele teve. E ainda por cima trata-se de uma criança”, acrescentou a mesma testemunha. O menino ligou depois a familiares. A moradia sofreu alguns danos devido ao intenso fumo. No local do incêndio estiveram os Bombeiros Voluntários de Leixões, Bombeiros Voluntários de Matosinhos Leça e INEM, bem como a PSP de Custoias.
in CM
Comentar