Custóias celebrou o dia da Liberdade a correr e a caminhar

43.ª Corrida e Caminhada da Liberdade - Custóias
Partilhe:

Translate

Celebrou-se a Liberdade a correr e caminhar em Custóias na 43.ª Corrida e Caminhada da Liberdade


O mês de Abril segue o seu rumo e uma das principais paragens do mês é o histórico feriado do 25 de Abril. Dia importante na história recente portuguesa e o atletismo não fica indiferente à data e muitas foram as corridas da Liberdade que aconteceram no pais a celebrar esta data histórica.

Na zona Norte, a mais emblemática corrida da Liberdade continua a ser a que acontece em Custóias, Matosinhos e que neste ano celebrou a sua 43ª edição. Um aspeto importante sobre esta prova é que tem sempre um cariz gratuito e assim respeita o que se celebra neste dia especial, a liberdade!

É uma das mais antigas provas populares de atletismo, nascida da “manhã inicial, inteira e limpa”, que veio com o 25 de Abril de 1974. A Corrida e Caminhada da Liberdade, teve a sua 43ª edição no dia 25 de abril, tendo esta edição a participação de 900 atletas depois de uma paragem forçada de 2 anos devido à pandemia, organizada pela União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões realizaram-se corridas jovens nos diversos escalões e ainda a compor a manhã desportiva realizou-se a prova principal com a distância de dez quilómetros, contou também com uma caminhada de 5 quilómetros especialmente indicada para famílias e crianças, e para todos aqueles que gostam de caminhar e conviver enquanto fazem exercício físico.

O percurso da prova principal era composto por duas voltas de cinco quilómetros com uma altimetria variável e que foi um grande desafio para os atletas, principiante a segunda parte de cada volta.

Com partida do Largo do Souto, o percurso até meio do segundo quilómetro de prova era bastante acessível em terreno descendente pela rua da Cal. A partir deste ponto, os atletas entravam na zona de Largo Capela onde estava uma verdadeira parede para ser ultrapassada e que deixou muitos atletas do pelotão apeados, ultrapassada a parede, não quer dizer que as dificuldades estavam ultrapassadas pois o restante do percurso até à meta era sempre em terreno ascendente e que envolveu passagens na rua 26 de Agosto e rua António José de Almeida a caminho do Largo do Souto.

Neste 25 Abril, a alegria e a festa coletiva saíram uma vez mais à rua. O prazer da participação mantém viva a “Corrida da Liberdade“ e a sua simbologia com os valores de ABRIL, neste dia em que saudou-se os 48 anos da Revolução dos Cravos, celebrou-se a Liberdade na corrida da Liberdade em Custóias.

Aproveito ainda o email para demonstrar a inteira disponibilidade da organização para prestar alguma declaração sobre o evento.

43.ª Corrida e Caminhada da Liberdade - Custóias


Partilhe: