Translate
…num dia com condições climatéricas adversas
A 15.ª edição do Dia do Porto de Leixões, celebrada ontem, 17 de setembro, superou todas as expetativas, ao receber cerca de 8 mil visitantes, num dia com condições climatéricas particularmente adversas, marcado pela chuva e vento intenso.
Apesar dessas condições, a APDL regista com orgulho o interesse que o Dia do Porto de Leixões continua a suscitar na Comunidade, que, não desapontou e compareceu em força no molhe sul do Porto de Leixões, prontos para desfrutar de um dia de festa.
As atividades decorreram, na sua totalidade, no edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, com a atuação da banda filarmónica de Matosinhos-Leça a abrir este dia e a receber os primeiros convidados, juntamente com os fantásticos malabaristas e animadores, enquanto aguardavam pela visita guiada ao edifício que, como sempre, suscita grande interesse por parte da comunidade.
Teve lugar uma concorrida e animada aula de zumba, pelo professor Hélder Vieira, que trouxe muitos seguidores e entusiastas da modalidade; a massagem e yoga para bebés, os contos infantis, as pinturas faciais, os espetáculos de dança, as estátuas vivas, coloriram também este dia que, apesar de ter iniciado chuvoso e cinzento, tornou-se uma animação.
As sempre apreciadas Exposições, “Porto de Leixões – Focados na Comunidade, estamos a construir o futuro!”, “O RENASCER DO TITAN – Fotografias de Sérgio Jacques”, “Monstros Marinhos, de Ricardo Nicolau de Almeida”, “Concurso de Fotografia Científica do CIIMAR”, encantaram os nossos visitantes, que também não quiseram perder a atuação de Serghii Alkin, talentoso cantor de ópera ucraniano, os ritmos de festa dos “Batucada Radical“ e dos “Samba à Gomes de Sá”, a talentosa atuação dos pequenos dançarinos da Just School Dance, contribuindo todos para o sucesso deste Dia do Porto de Leixões.
Como se tornou já tradição e no âmbito da sua política responsabilidade social corporativa, a APDL voltou a distinguir os melhores alunos dos concelhos de Matosinhos e de Viana do Castelo, da via ensino e da via profissional, com a cerimónia de entrega do “Prémio APDL”.
O CIIMAR esteve também de portas abertas e foram muitos aqueles que não perderam a oportunidade de visitar as instalações científicas e descobrir a ciência marinha e ambiental.
As comemorações do Dia do Porto de Leixões terminaram com o espetáculo de New Max, que apresentou o seu álbum a solo e não desapontou quem assistiu e a sempre animada atuação do DJ FI.
Para a APDL, o Dia do Porto de Leixões, celebra a existência da infraestrutura portuária e assinala-a junto da comunidade, com o objetivo de que todos possam contactar com a realidade do maior porto exportador do Noroeste Peninsular.