Matosinhos celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com visitas guiadas

Mosteiro de Leça do Balio
Partilhe:

Translate

As visitas orientadas ao património são gratuitas, mas carecem de inscrição prévia.


A Câmara Municipal de Matosinhos assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 e 19 de abril, com um programa de visitas guiadas ao património cultural e natural do concelho.

As visitas, gratuitas mas com inscrição obrigatória, decorrem na quinta-feira, dia 18, e na sexta-feira, dia 19 de abril.

Quinta-feira, 18 de abril:

  • 14h30: Percurso orientado pelo Corredor Verde do Leça, um património cultural e natural recentemente reabilitado. Durante este percurso, os participantes irão contactar com a riqueza de um património histórico milenar, com elementos que nos evocam os tempos longínquos do império romano e da idade média, desde a Ponte da Pedra até ao Mosteiro de Leça do Balio e da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários. Ao mesmo tempo, o contacto com a biodiversidade existente no rio Leça, tanto da flora como da fauna, que se conjugam com as práticas agrícolas, permitirá perceber a resiliência e a recuperação deste ecossistema.

Sexta-feira, 19 de abril:

  • 10h30: Visita à Quinta de S. Gens, na Rua do Senhor 14, Senhora da Hora. Esta quinta histórica, com origem no século XVI e remodelada no século XVIII por Nicolau Nasoni, abre pela primeira vez ao público. Além do valor patrimonial, a quinta possui um notável espaço verde com grande biodiversidade.

Inscrições:

Recomendações:

  • Calçado confortável
  • Chapéu
  • Água

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios:

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta data visa aumentar a consciência pública sobre a importância do património cultural e natural, promover a sua proteção e conservação, e alertar para a sua vulnerabilidade.

O tema deste ano, a nível internacional, é “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”, quando se cumprem 60 anos sobre este documento fundamental para a conservação e restauro do património histórico.



Partilhe: