Translate
Mesmo que a pandemia já esteja relativamente controlada no país e os centros comerciais já estejam reabertos, algumas transformações vividas no período vieram para ficar. Uma delas é o hábito do comércio eletrónico. Em 2021, a receita das lojas online deve chegar a 2,3 biliões de euros em Portugal. Então, se você tem uma loja, a presença virtual é fundamental para alavancar as vendas. Veja as principais dicas para fazer essa adaptação e começar a vender também pela internet:
Capriche nas fotos e nas descrições
A primeira coisa que você deve ter em mente ao vender online é que os clientes não verão os produtos e, por isso, confiarão apenas no que está disponível na sua página. Por isso, as fotos e as descrições devem ser precisas. As imagens devem ter boa qualidade e seguir alguns padrões de fotos de produtos, principalmente no que diz respeito aos fundos e à iluminação. Já as descrições devem detalhar todas as características do item. O cuidado deve ser ainda maior no caso de peças de vestuário, pois todas as medidas devem estar explícitas para que os clientes não errem na hora de comprar.
Aproveite as redes sociais e aposte no local
Considerando a internet como um todo, é difícil para os pequenos lojistas conseguirem competir com as gigantes do e-commerce. Para driblar esses desafios, você deve utilizar as redes sociais para se aproximar dos seus clientes que já compravam na loja física e intensificar as estratégias de marketing e divulgação em grupos de comunidades locais. Além de aumentar o alcance das suas páginas, o foco nos clientes da região ainda facilita a logística de entrega e faz com que você consiga competir com as grandes lojas.
Prepare os seus colaboradores para o atendimento virtual
O atendimento virtual tem várias particularidades e, por isso, até mesmo os vendedores mais experientes devem ser treinados para conseguir se adaptar às vendas online. A sua loja deve contar com meios de contato que facilitem a vida dos clientes, principalmente o WhatsApp, pois muitos evitam as ligações para realizar compras. As respostas devem ser rápidas e, assim como as fotos e as descrições dos produtos, detalhadas.
Capacite a sua equipa para vender diretamente pelos meios de contato, pois muitos clientes podem não ter experiência com compras através de sites. O portal ReviewBox fez um levantamento analisando o número de pesquisas na internet pelos principais bancos digitais portugueses e constatou crescimentos de até 480% na procura por estes serviços. Então, é bom preparar-se para receber pagamentos virtuais e incentivar estes métodos no atendimento.
Prepare a logística antes de vender
Antes de começar as vendas, você já deve ter o seu plano de entregas fixado e ter estabelecido parcerias com transportadoras e estafetas locais. Assim, você poderá prever o valor dos portes e o prazo da entrega, dando as informações precisas aos compradores.
[…] 7 conselhos e práticas para apoiar os consumidores portugueses no momento de fazer compras online, a propósito da Black Friday e do Dia das Compras na Net. O objectivo é impulsionar o comércio […]