Translate
Os exercícios físicos estão mais importantes do que nunca. Além de combater o sedentarismo, perigo para quem passa a maior parte do tempo sentado por conta do trabalho, as atividades ainda podem melhorar de diversas formas o organismo e até aumentar a imunidade contra doenças. Por isso, o desconfinamento provocou uma corrida ao emagrecimento em Portugal. Mas, a escolha do equipamento em que você se exercita deve ser certeira, pois o aparelho errado pode prejudicar o corpo. Veja qual deles é indicado para cada situação.
Passadeira
A passadeira é um dos equipamentos mais famosos para exercícios físicos e muitos a consideram um coringa. Por conta das regulações de intensidade e velocidade, é um ótimo aparelho para quem quer queimar calorias e emagrecer. Entretanto, ela não é indicada para aqueles que possuem problemas nas articulações, principalmente nos joelhos e nos tornozelos, já que o impacto causado é bem maior.
Bicicleta ergométrica
Entre os equipamentos para exercícios, a bicicleta ergométrica é um dos que provoca o menor impacto nas articulações. Por isso, ela é indicada para os que têm problemas nos joelhos e nos tornozelos, sendo uma ótima alternativa a passadeira. Pelo mesmo motivo, a bicicleta também auxilia aqueles que estão se recuperando de alguma lesão. O aparelho ainda é recomendado para os que têm problemas de coluna ou para os que pretendem melhorar a postura, por conta do apoio para as costas.
Plataforma vibratória
A plataforma vibratória ajuda a melhorar a circulação da parte inferior do corpo e estimula os músculos, servindo como um preparo para os exercícios mais intensos. Ela também melhora a coordenação e o equilíbrio, auxiliando a controlar os movimentos corporais. Então, se você nunca praticou nenhuma atividade e pretende começar a se exercitar, o uso desse aparelho pode ser uma boa ideia para deixar o seu corpo mais preparado para aguentar as corridas ou as pedaladas.
Jump
Com um Jump, você conseguirá realizar exercícios que promovem uma queima calórica altíssima, por isso é muito indicado para quem pretende emagrecer. Mas, a intensidade das atividades é prejudicial para quem tem problemas ósseos graves, pois os saltos exercem uma grande pressão sobre os ossos. O equipamento também não é indicado para quem tem problemas nos joelhos, labirintite ou doenças cardíacas.
Elíptico
O aparelho elíptico tem praticamente os mesmos benefícios da passadeira, já que simula corridas e caminhadas. Mas, a forma do equipamento o torna mais indicado para aqueles que não tem um condicionamento físico muito bom, estão acima do peso ou têm problemas nas articulações, já que o impacto causado no corpo e a intensidade das atividades é bem menor do que os proporcionados pela esteira.