Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos resgata mais de 40 banhistas em 15 dias

Equipa de Salvamento Balnear de Matosinhos
Partilhe:

Translate

A equipa do Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos, resgatou mais de 40 banhistas nos últimos 15 dias nas praias de Matosinhos, revelou a vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal de Matosinhos, Marta Laranja Pontes. Apesar de o tempo estar quente e com sol, a vereadora alerta para que as pessoas evitem o mar porque “apesar de estar sol e calor, o mar é de inverno”.

Desde 2008, o Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos está em funcionamento durante todo o ano e não apenas na época balnear, garantindo assim melhores condições de segurança nas praias do concelho. A equipa é composta por oito nadadores salvadores, duas moto 4, uma moto de água para intervenção rápida e duas `pickup´ adaptadas para salvamento balnear.

Apesar de se concentrar nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, a equipa de salvamento percorre os 16 quilómetros de costa e vigia todas as outras praias do concelho. A breve prazo, um dos objetivos passa por estender este serviço ao rio Leça, aproveitando o conhecimento já adquirido da equipa.

A Câmara Municipal de Matosinhos publicou uma mensagem na sua página oficial sobre como detectar um agueiro, reforçando que os mesmos são “poderosos e por vezes difíceis de detectar”. É importante que os banhistas respeitem as indicações dos nadadores salvadores e estejam sempre atentos às condições do mar antes de se aventurarem na água.

Jovem salva do mar, em Leça
Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos


Partilhe: