Escola de Ballet de Leça da Palmeira celebra 25º Aniversário

Atuação da Escola de Ballet de Leça da Palmeira
Partilhe:

Translate


A Escola de Ballet de Leça da Palmeira (EBLP) celebra 25 anos de existência e assume-se como a escola de dança mais antiga de Leça da Palmeira e uma das primeiras do concelho de Matosinhos. No dia 6 de Outubro de 1993, abriu as portas à comunidade e, desde então, é dirigida por Eduarda Vale, que também leciona aulas de ballet clássico.

Ao longo destes 25 anos, a escola tem vindo a desenvolver o ensino da dança através do seu curso de formação, certificado pelo Balleteatro do Porto, e da produção de espetáculos.

Consciente da importância que a dança tem sobre o desenvolvimento sensório-motor da criança, a escola propõe aulas a partir dos 3 anos de idade. Atualmente, a oferta educativa da EBLP engloba o Ballet Clássico, a Dança Contemporânea, Ballet BodWorkout, Ballet Jazz e Técnica de Pontas; contudo, já outras modalidades foram lecionadas no decorrer dos anos, como é o caso das Sevilhanas, da Ginástica Localizada, do STEP, do Pilates e das Danças Latinas.

O principal objetivo da Escola de Ballet de Leça da Palmeira consiste em divulgar e desenvolver o ensino da dança em geral, apostando numa exigente formação em técnica de dança clássica, para posteriormente explorar capacidades expressivas e artísticas dos alunos.

Desde 2016 que a EBLP possui um grupo de atuações, composto pelos bailarinos com melhor aproveitamento nos exames anuais ou/e que revelem um grande potencial para a dança. Além de representar a escola, o grupo serve também como espaço para explorar as capacidades dos alunos, tanto técnicas como artísticas, e pô-los à prova com novos desafios.

Atuação da Escola de Ballet de Leça da Palmeira

As iniciativas de cariz solidário ocupam um lugar muito especial na filosofia da Escola de Ballet de Leça da Palmeira e, por essa razão, já por várias vezes foram desenvolvidos projetos em parceria com instituições de solidariedade social.

Ao fim de 25 anos de atividade, a EBLP tem já um longo historial, quer pelas bailarinas e professoras que formou, quer pelas inúmeras atuações e espetáculos que produziu, bem como workshops que organizou, como foi o caso do workshop de Dança Contemporânea com o bailarino da Companhia Nacional de Bailado, Miguel Ramalho.
A participação em concursos de dança também tem sido uma aposta da EBLP, onde já arrecadou alguns prémios.

Tem sido através do intercâmbio de experiências dos professores com os alunos, e com o público em geral, que esta escola tem enriquecido e crescido, orgulhando-se do lugar que ocupa no panorama cultural e artístico em que está inserida.

Para o ano letivo 2018/19, ano comemorativo do 25º aniversário, a EBLP tem planeadas diversas iniciativas junto da comunidade, que serão divulgadas oportunamente.

Eduarda Vale – Professora e directora da Escola de Ballet

 

Nasceu em Leça da Palmeira em 1965.

Iniciou a sua formação em bailado com Né Barros no Balleteatro Contemporâneo do Porto, onde desenvolveu as áreas de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Expressão Teatral. Concluiu em 1991 o Estágio Profissionalizante na área do Bailado Clássico. Entre 1986 e 1989, integrou o Balleteatro Companhia como bailarina efetiva, participando em espetáculos por todo o país. Paralelamente, frequentou cursos de Dança Moderna e Jazz com Millicent Hodson e Kenneth Archer, Bud Budmenthal, Delila Mooseley, Alice Condodina e Elisa Ferreira. Em 88/89 frequentou um curso extensivo de Ballet Clássico (Sistema Royal Academy of Dance). Em 89/90 realizou cursos de Dança Espanhola com Carmina Navarro: “Sevilhanas”, “Fandango” (Huelva) e “Vito” (Córdoba). Ainda em 1990, frequentou um curso de formadores de Ballet Clássico e Dança Moderna orientado por Gemze de Lappe e Susan Waltner. Entre 2000 e 2006 participou em várias convenções internacionais de Fitness, frequentando masters classes, assim como workshops: “Atividade Física e o Idoso”, “Sevilhanas” e “Tango Argentino”. Ainda em 2006, frequentou um Workshop de Dança Oriental com Regina Nurenahar. De 2007 a 2013 integrou o júri do Norte Festival de Dança; em Abril de 2014, concorreu com um trio na categoria de Ballet Clássico, obtendo o 1º Prémio. Fundou a Escola de Ballet de Leça da Palmeira em 1993, onde, desde então, exerce as funções de diretora e professora.

Frequentou o Curso Superior de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Curso Superior de Dança na Escola Superior Artística do Porto. [su_spacer]


[su_spacer]


Partilhe:

Comentar