Translate
21 de Março, dia Mundial da Trissomia 21
Lembrar que é preciso ouvir as pessoas. Numa sociedade cada vez mais rápida temos tendência a não ter tempo, impedindo muitas pessoas de participar – por terem o seu ritmo próprio.
É o caso das pessoas com trissomia 21. As pessoas com trissomia 21 sabem o que querem, o que gostariam de fazer, com quem viver, em suma sabem decidir sobre a sua vida: “Eu tenho voz”.
Desde cedo temos a obrigação de ensinar as pessoas a serem independentes e capazes de defender os seus interesses.
Temos muitos jovens que sempre frequentaram a escola inclusiva, que sempre participaram nas atividades da comunidade, que sabem o que querem.
“É da nossa responsabilidade dar aos nossos jovens as ferramentas para que as suas opiniões sejam ouvidas. Este é ideia do “Eu tenho voz”. Estou aqui, sei o que quero, ouve-me.”
Na Campanha 2017 não há protagonistas. Todos são os protagonistas e todos espalham a sua voz, no seu contexto. Pedimos aos pais que quiseram participar que nos enviassem as fotos dos seus filhos para promover esta ideia do jovem com t21 independente que sabe o que quer junto do seu contexto familiar, escolar e associativo.
Imagem do cartaz: Bruna Pereira, aluna do 4º ano do Agrupamento de escolas da Srª da Hora (Matosinhos)
Comentar