A ciência e o cuidado unem-se no tratamento de feridas através dos biomateriais

A ciência e o cuidado unem-se no tratamento de feridas através dos biomateriais

Translate

“Alimentar uma causa” é uma parceria entre a Universidade Católica e a Fundação Serralves


“Biomateriais e a Pele: Como a Ciência e o Cuidado Transformam Vidas” é o título da segunda sessão de 2025 do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Ana Leite Oliveira, docente da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina, e Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, vão falar sobre a forma como a ciência e o cuidado em feridas podem ajudar a acelerar a cicatrização, a aliviar a dor e a devolver a esperança. A sessão realiza-se a 20 de março, pelas 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves.

Na segunda sessão de 2025 do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, especialistas em engenharia de materiais e de enfermagem apresentam como os biomateriais podem mudar vidas, promovendo uma recuperação mais rápida, segura e eficaz. “Com exemplos práticos e interação com o público, discutiremos o impacto real dos biomateriais na saúde e o papel essencial dos profissionais na sua aplicação e na promoção da qualidade de vida das pessoas,” explica Ana Leite Oliveira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF). “Uma conversa envolvente para compreender o futuro dos cuidados à pessoa com ferida e a interseção entre ciência e prática clínica,” acrescenta Paulo Alves, enfermeiro e diretor da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa.

A sessão “Biomateriais e a Pele: Como a Ciência e o Cuidado Transformam Vidas!” integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, que decorre no próximo dia 20 de março, às 18h30, na Biblioteca da Fundação de Serralves. 

A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

“Alimentar uma causa” – Sessões

Inclusão e Diversidade na Educação para o Cinema
10 ABR 2025 | 18:30

O cinema é uma das formas de expressão e experiência artísticas mais impactantes para crianças e jovens. A força dos meios de comunicação audiovisual na vida contemporânea releva a importância da sétima arte no desenvolvimento de um olhar e pensamento crítico sobre imagens e sons. Diversos programas e projetos em curso promovem a educação para o cinema, dentro e fora das escolas, entre a fruição e a prática, mas nem sempre com a capacidade de incluir todas as comunidades ou de derrubar diferentes barreiras geográficas, culturais ou sociais. Esta sessão partirá da relevância educativa do cinema para chegar a diferentes propostas de integração do cinema na educação, direcionadas sobretudo para esta fundamental salvaguarda da inclusão e da diversidade.

Nesta sessão abordar-se-ão perspetivas e programas em curso que promovem inclusão e diversidade na educação para o cinema.


Data

20 Mar 2025 - 10 Abr 2025
A decorrer...

Hora

18:30

Mais Info.

Inscrições
Serralves

Local

Serralves
Rua de Serralves, 97 - Porto

Março 2025

SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SÁB
DOM
27
28
29
30
31
1
2
Events for 1 Março
Sem Eventos
Events for 2 Março
Sem Eventos
3
4
5
6
7
8
9
Events for 3 Março
Sem Eventos
Events for 4 Março
Sem Eventos
Events for 5 Março
Sem Eventos
Events for 6 Março
Sem Eventos
Events for 7 Março
Sem Eventos
Events for 8 Março
Sem Eventos
Events for 9 Março
Sem Eventos
10
11
12
13
14
15
16
Events for 10 Março
Sem Eventos
Events for 11 Março
Sem Eventos
Events for 12 Março
Sem Eventos
Events for 13 Março
Sem Eventos
Events for 14 Março
Sem Eventos
Events for 15 Março
Sem Eventos
Events for 16 Março
Sem Eventos
17
18
19
20
21
22
23
Events for 17 Março
Sem Eventos
Events for 18 Março
Sem Eventos
Events for 19 Março
Sem Eventos
Events for 20 Março
Sem Eventos
Events for 21 Março
Sem Eventos
Events for 22 Março
Sem Eventos
Events for 23 Março
Sem Eventos
24
25
26
27
28
29
30
Events for 24 Março
Sem Eventos
Events for 25 Março
Sem Eventos
Events for 26 Março
Sem Eventos
Events for 27 Março
Sem Eventos
Events for 28 Março
Sem Eventos
Events for 29 Março
Sem Eventos
Events for 30 Março
Sem Eventos
31
1
2
3
4
5
6