Feira do Livro do Porto 2024 celebra Eugénio de Andrade
A Feira do Livro do Porto 2024 arranca na próxima sexta-feira em homenagem a Eugénio de Andrade
A 11.ª edição da Feira do Livro do Porto arranca na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal, e prolonga-se até 8 de setembro, homenageando o poeta Eugénio de Andrade. O evento abre ao público às 12h00, e contará com a visita do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, às 17h00.
O momento coincide com a inauguração da exposição “Post Scriptum Sobre a Alegria”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Gabinete Gráfico). Patente até 22 de setembro, a mostra expositiva, com curadoria de Rita Roque e Jorge Sobrado, apresenta um primeiro olhar sobre a coleção de arte de Eugénio de Andrade, sendo composta por mais de cem obras, livros de artista e edições limitadas.
Com o tema “Por mais solar que seja o coração”, a Feira do Livro deste ano oferece 17 dias de programação cultural diversificada, com mais de 100 atividades, incluindo conversas, sessões de poesia e humor, cinema, concertos, e apresentações de livros. A Avenida das Tílias acolherá 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, distribuídos por 130 stands.
Uma tília para Eugénio
Um dos destaques desta edição é a homenagem a Eugénio de Andrade, que será celebrada no segundo dia da Feira, a 24 de agosto, com a Cerimónia de Atribuição da Tília de Homenagem, às 15h00. Às 16h00, uma conversa no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett explorará os temas do poeta à luz da atualidade. O dia culmina com a exibição do documentário “Eugénio de Andrade, Coração Habitado” às 21h00, seguido de uma conversa com o guionista Arnaldo Saraiva.
“Há uma tília para Eugénio, uma das muitas árvores que, com uma extraordinária força evocativa e emocional, o poeta cantou na sua obra”. As palavras são de Rui Moreira que, no dia em que os Jardins do Palácio de Cristal receberam a apresentação da programação do evento, afirmou também que “cometemos, porventura, uma injustiça ao só agora homenagear Eugénio de Andrade na Feira do Livro do Porto”.
A justiça será agora reparada, com particular destaque para o segundo dia da Feira do Livro (sábado, 24 de agosto), com a Cerimónia de Atribuição da Tília de Homenagem, que decorre às 15 horas. Eugénio de Andrade junta-se assim a outros grandes nomes da literatura portuguesa – como Manuel António Pina, Vasco Graça, Ana Luísa Amaral ou Sophia de Mello Breyner – que “habitam” a Avenida das Tílias dos Jardins do Palácio de Cristal.
A música também marca presença na Feira do Livro, com Gisela João a inaugurar o ciclo “É a Música, Este Romper do Escuro”, num concerto na Concha Acústica às 19h00, no dia de abertura. Outros artistas, como Tiago Nacarato e EU.Clides, seguirão com performances ao longo do evento.
A Feira do Livro do Porto promete ser um ponto alto na agenda cultural da cidade, celebrando a vida e obra de Eugénio de Andrade, enquanto convida o público a explorar a riqueza da literatura e da música.
A programação completa da Feira do Livro do Porto está disponível no website do evento.
HORÁRIO
SEG. A QUI: 12H-21H
SEX: 12H- 22H
SÁB: 11H-22H
DOM: 11H-21H