Missão Atlantis: regeneração do oceano, educação ecológica e o poder da localização
De 30 de maio a 21 de junho, em cinco estações náuticas do país
Depois do sucesso do Programa Atlantis, a Oceans and Flow apresenta a Missão Atlantis, um projeto que, numa onda de mudança, vai trazer um novo olhar sobre a educação ecológica, uma sensibilização para a regeneração do oceano e uma chamada de atenção para a importância e o poder de agirmos e consumirmos localmente.
O Programa Atlantis tornou-se um verdadeiro exemplo, não só em Portugal, mas em muitos outros países. Num exercício de profunda literacia do oceano, um grupo de alunos aprendeu a preservar e a diminuir o impacto do comportamento humano nos ambientes marinhos, através de uma forma realmente ativa e diferenciadora.
Agora, a mesma organização que produziu o Programa Atlantis, prossegue viagem, sempre com a ambição de surfar uma onda de mudança, capaz de transformar comportamentos e de gerar conhecimento e consciencialização sobre a importância de fazermos parte do ciclo de regeneração do oceano.
A Missão Atlantis tem início a 30 de maio e vai passar por cinco estações náuticas ao longo da costa: Matosinhos, Oeste, Cascais, Lagos e Sesimbra. Em cada estação será apresentado e exibido o filme Programa Atlantis, realizado por Gustavo Neves, juntando-se a esta iniciativa uma EcoAção e uma ação de sensibilização, assim como as palestras oceânicas Ocean Talks, que encerrarão o movimento da Missão Atlantis no dia 21 de junho.
Programa Atlantis
Além da apresentação do filme Programa Atlantis – dia 31 de maio (no Auditório da APDL – Infante D. Henrique, em Leça da Palmeira, Matosinhos, pelas 18h00), 3 de junho (Santa Cruz), 7 de junho (Restelo), 8 de junho (Cascais) e 11 de junho (Lagos) – sempre às 18h, a Missão Atlantis conta com uma EcoAção no dia 5 de junho – Dia Mundial do Ambiente – na praia de Santa Cruz, às 10 horas. Já no dia 8 de junho, no 30º aniversário do Dia Mundial dos Oceanos, a praia de Carcavelos recebe a ação de sensibilização e celebração “Aquele Abraço”, numa co-realização com a organização ROUTE Portugal, às 11 horas.
A bordo de dois veleiros da comunidade Ocean Nomads estarão Violeta Lapa (líder da Expedição e fundadora da Oceans and Flow) e Cris Santos (produção e comunicação), assim como Filipa Coutinho (Editora Digital da National Geographic Portugal), Gustavo Neves (realizador e fotógrafo), Filipe Moreira Alves (investigador e guia de montanha), Luís Brito (velejador fundador do projeto Vela Solidária), Suzanne Van der Veeken (skipper e instrutora de Freedive, fundadora da Ocean Nomads) e Francisco Basílio (Gastronauta) que se ocupará das refeições a bordo. E o Wingo, o cão, que será um verdadeiro “lobo do mar” durante estes dias.
Missão Atlantis
Com uma duração de três semanas, a Missão Atlantis conta, além da equipa de navegação, com o apoio e partilha de cinco embaixadores, que acompanharão as diversas etapas da viagem: Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, a primeira mercearia Zero Waste em Portugal, Manuel Centeno, campeão nacional de bodyboard, Miguel Blanco, surfista ambientalista, Andreas Noe, biólogo molecular que criou o projeto The Trash Traveler, e Susanne Van der Veeken, da Ocean Nomads community.
Os embaixadores da Missão Atlantis sobem a bordo entre estações náuticas para realizar pequenos vídeos sobre educação ecológica e sobre a sua ligação ao mar. A vivência desta grande viagem será o mote de inspiração para a abertura de cada uma das cinco sessões de exibição do filme Programa Atlantis. Os bastidores da viagem estarão também presentes nas suas redes sociais, sempre com o propósito maior da partilha de conhecimentos sobre educação ecológica, regeneração do oceano e muita inspiração para a ação.
Ocean Talks
A Missão Atlantis termina em Sesimbra, no dia 21 de junho, durante a celebração do Dia Mundial da Localização, com a apresentação do Ocean Talks, um conjunto de palestras inspiradoras que pretendem chamar a atenção para a importância de agir local. A ‘Localização’ é um movimento mundial, criado pela cineasta Helena NorbergHodge e esta é a primeira vez que Portugal se junta a esta celebração. Com entrada livre, as Ocean Talks vão ter lugar no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, entre as 17h e as 20h30, mas também podem ser vistas em streaming.
O Ocean Talks será apresentado por Mafalda Matos e contará com sete oradores. Andreas Noe, The Trash Traveler, falará de Arte Local, enquanto Eunice Maia, Maria Granel, se irá focar em Educação Local. Já Livia Tirone, curadora e arquiteta, vai trazer o tópico da Arquitetura e Urbanismo Local e Joana Campos Silva, da Fashion Makers, falará de Moda Local. Na segunda parte, a Alimentação Local será o foco do chef Ayurveda Francisco Basílio, o tema da Economia Local será apresentado por Bárbara Leão de Carvalho, especialista em Marketing regenerativo, e Virgílio Varela, consultor e fundador da Humanfleet, fechará o ciclo de palestras com a temática Take Action.
Todos os eventos são de acesso gratuito. Mais informações sobre a Missão Atlantis, agenda e horário de eventos podem ser consultados em https://oceansandflow.com/missao-atlantis, e nas redes sociais da Oceans and Flow.