Translate
Carlos Pereira Santos: Uma vida dedicada ao jornalismo
É com pesar que comunicamos o falecimento do jornalista, leceiro e amigo Carlos Pereira Santos, que ocorreu hoje, 4 de março, no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde se encontrava internado.
O estado de saúde de Carlos Santos era extremamente frágil, agravado pela diabetes que enfrentava. No dia 22 de fevereiro, enquanto se submetia a uma sessão regular de hemodiálise, sofreu um enfarte. Desde então, o seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente, culminando no seu falecimento hoje.
Carlos Santos deixa dois filhos, muitos amigos e um legado no universo jornalístico e literário.
Carlos Santos descende de uma família com forte tradição no jornalismo, tendo como rosto mais conhecido o seu irmão Vitor Santos, atualmente diretor do jornal “O Jogo” e comentador da TSF.
O corpo estará em câmara-ardente na Capela do Corpo Santo, em Leça da Palmeira, a partir das 11 horas do dia de amanhã. O funeral realizar-se-á no dia seguinte, dia 6 de março, pelas 15h00 horas, na Igreja Paroquial de Leça da Palmeira. O corpo será sepultado no Cemitério N.º1 (junto à Igreja Paroquial).
A missa de 7.º dia realiza-se na igreja Paroquial de Leça da Palmeira, no dia 11 de março, pelas 19h00 horas.
Carreira profissional
Carlos Pereira Santos nasceu em Leça da Palmeira a 22 de Julho de 1961. Iniciou a sua carreira no jornal paroquial “A Voz de Leça“, e em 1981 ingressou no jornal “O Comércio do Porto“, onde integrou a secção de reportagem criminal.
Oito anos depois transferiu-se para “O Jogo“, passou por “O Norte Desportivo” e ingressou em “A Bola“. Teve uma experiência rica na NTV, voltou a passar por “O Jogo“, “O Comércio do Porto” e “A Bola“, até regressar a casa, ao jornal “O Jogo”. Colaborou também no semanário “Matosinhos-Hoje“.
Durante quatro anos, deu aulas de jornalismo e tinha como grande alegria encontrar ex-alunos como companheiros de profissão.
Reconhecimento
Em 2022, Carlos Santos foi distinguido com o prémio CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) para melhor jornalista da imprensa desportiva.
Legado
Para além da sua carreira de jornalista, Carlos Santos também se dedicou à escrita, tendo publicado três livros: “Jorge Costa – O Capitão” (2005), “A Candidata” (2009) e “Ao Pé-Coxinho” (2023).
Neste momento de luto, apresentamos as nossas mais sentidas condolências à família e amigos de Carlos Pereira Santos.