Faróis de portas abertas nas comemorações do Dia da Marinha

Farol de Leça da Palmeira ou da Boa-Nova
Partilhe:

Translate

Faróis de portas abertas entre os dias 16 e 19 de maio, no período das 14h00 às 17h00.


Os faróis portugueses vão estar abertos ao público, entre os dias 18 e 19 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Marinha, no período das 14h00 às 17h00, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Os faróis abrem as portas de forma gratuita para que todos os visitantes tenham a oportunidade de viver esta experiência e conhecer a sua importância na salvaguarda da navegação“, refere a AMN.

Faróis abertos a visitas (gratuitas):

No continente, nos períodos das 14:00 às 17:00, vão estar abertos ao público os faróis de Montedor, Leça da Palmeira, Aveiro, Cabo Espichel e​ Alfanzina.

Nos Açores, entre as 14:00 e as 17:00, irão estar abertos ao público os faróis: Arnel, Ponta da Garça, Gonçalo Velho, Contendas, Ponta da Ilha, Albarnaz, Lajes Flores e Ponta do Topo.

Na Madeira, no período das 14:00 às 17:00, estão abertos os faróis da Ponta do Pargo e São Jorge.

As inscrições são efetuadas no local no dia da visita e o número máximo de pessoas por visita é limitado à capacidade do farol.

O período de abertura a visitas pode ser cancelado ou encurtado, sem aviso prévio, por motivos operacionais do farol, pois os faróis são equipamentos de assinalamento marítimo em funcionamento, cuja missão principal é garantir a segurança da navegação.

Farol de Leça da Palmeira ou da Boa-Nova (vista de Drone)
Farol de Leça da Palmeira ou da Boa-Nova (vista de Drone)

Os faróis sempre foram um local de fascínio para as populações e para os turistas, quer pela ideia mística do seu isolamento, quer pelo riquíssimo património arquitetónico e científico que lhe está associado.

Reconhecendo este interesse, consubstanciado nos milhares de pedidos de visitas que anualmente chegavam à Direção de Faróis, e inserido na política de divulgação da história, património e atividade dos faróis e faroleiros, foi implementado um projeto piloto de abertura de alguns faróis ao público.

Esta iniciativa (com início em 2011), tem demonstrado uma grande adesão por parte do público, com os quantitativos de visitantes a aumentarem todos os anos. Neste âmbito, durante o ano de 2019 os faróis nacionais foram visitados por 85 806 pessoas.​

LINKS RELACIONADOS:
» Farol da Boa Nova
» Farol de Leça da Palmeira

Vídeo: Visita ao Farol de Leça da Palmeira


Partilhe:

5 Comentários