Feliz Natal

presepio-de-natal
Partilhe:

Translate


Joaquim MonteiroO Natal é, por tradição, uma época especial, mágica.
Muitas pessoas ainda ficam surpreendidas com o efeito que esta época tem nas nossas vidas e na forma como nos relacionamos com os outros. Podemos estar um ano inteiro sem rever certas pessoas, sem mesmo comunicar simplesmente, seja por sms ou facebook, mas, de repente, lá vem o convite para o jantar de convívio. Mesmo que já tenhamos três ou quatro jantares marcados, a verdade é que não conseguimos dizer que não e lá vamos. Pode parecer simplesmente mais um mas não o é. Todos os jantares de Natal são especiais. Uma vez é porque revemos amigos de infância, outra é porque são antigos colegas de trabalho, depois são os atuais colegas, a seguir vêm os amigos atletismo, do futebol, da ginásio, ou de qualquer outro tipo de atividade física.

Com tudo isto lucram os donos dos restaurantes que têm casa cheia garantida e os grupos que percorrem os restaurantes a cantar as janeiras. E cada vez são mais os grupos que o fazem passando por ranchos típicos, tunas académicas e grupos de jovens, só para dar os exemplos que conheço sobre o que se passa em Leça da Palmeira. Mas acredito que haverá muitos mais.

Mas queiramos ou não, concordemos ou não, a verdade é que o Natal cada vez é mais os jantares, as ruas decoradas, as compras, do que o nascimento do menino Jesus. Basta ver as filas nos acessos aos centros comerciais, a quantidade de pessoas que deambulam pelas «feirinhas», «mercadinhos», «cidades Natal», etc., que proliferam por esse Portugal fora. É impossível não gostar destas iniciativas que cativam as crianças, mantêm viva a magia no coração e na mente dos adolescentes e adultos, ao mesmo tempo que fazem recordar velhos tempos aos mais idosos.

Não quer isto dizer que o verdadeiro Natal esteja esquecido. Em Leça da Palmeira temos várias atividades que fazem viver o «verdadeiro» Natal. Já na semana passada falei da dinâmica do Advento que levou à angariação de bens para serem distribuídos pelos mais necessitados. Mas também temos a decorrer, entre 15 e 23 de dezembro, a novena do Menino Jesus, em que as crianças, adolescentes e jovens de Leça da Palmeira preparam a vinda daquele que é o Salvador do Mundo. Este ano, em que a Igreja Católica celebra o Ano da Misericórdia, os temas destas novenas estão diretamente ligados às obras de misericórdia.

Mas também no dia de Natal as celebrações eucarísticas (missas) terão um caráter especial, com «uma prenda para o Menino». No dia 27, dia da Sagrada Família, haverá uma celebração especial para as famílias, com a concentração dos que recentemente casaram em Leça da Palmeira, bem como de casais que celebraram os 25 e 50 anos de matrimónio.

Como podemos constatar, não tem de existir um choque entre o Natal consumista e o familiar, utilizando os adjetivos do artigo da semana anterior.

Aproveito para desejar a todos os leceiros, aos visitantes do sitio leca-palmeira.com e aos leitores dos meus artigos em especial, um SANTO e FELIZ NATAL.

Saudações leceiras

Joaquim Monteiro

(Publicado em 21/12/2015)


Partilhe:

Comentar