Translate
Para mim e para muitos portugueses, agosto continua a ser o mês de férias por excelência. No meu caso pessoal, não o é por opção mas por obrigação, já que a minha profissão só me permite tirar férias nesta altura.
O tempo teima a não fazer a vontade aos portugueses e continua tímido, incerto em demasia, impedindo qualquer planeamento para as férias.
Mas, como em tudo na vida, temos de ser capazes de descobrir os aspetos positivos em tudo o que nos acontece e no que nos rodeia. Assim, para aqueles a quem as condições económicas não permitem a realização de «viagens de férias» e para os apaixonados por praia a quem o tempo anda a «pregar partidas», deixo aqui uma sugestão de férias: LEÇA DA PALMEIRA.
Tal como disse num artigo que escrevi em julho do ano passado, Leça da Palmeira é uma terra em variedade de ofertas para quem se encontra de férias e pretende descansar do stress diário.
Em Leça podemos gozar:
Férias na praia – Leça oferece praias de qualidade, algumas com um areal considerável e a água não sendo quente tem qualidade. Para os que gostam de alguma «privacidade», Leça tem praias com zonas rochosas que também protegem das nortadas e permitem a realização de passeios pelas rochas, muito do agrado das crianças.
Férias culturais – Leça pode ser uma lição viva de história. Tem o Museu da Quinta de Santiago, o museu dos Bombeiros Matosinhos-Leça, o museu do Leça Futebol Clube, o museu do Rancho Típico da Amorosa, o Farol da Boa Nova, o Forte Nossa Senhora das Neves (mais conhecido por castelo), a Piscina das Marés, a Casa de Chá e muito mais.
Férias desportivas – Desde as piscinas até ao Centro Hípico, passando pela marginal, pelo centro desportivo e pelas praias, Leça permite a realização de variados desportos, muitos deles radicais.
Férias no campo – Mesmo sendo Leça uma cidade, as Quintas de Santiago e da Conceição permitem passar horas no sossego do campo, em contacto direto com a natureza.
Férias religiosas – Leça oferece uma variedade de capelas, cada uma com a sua própria história e que nos convidam a descobri-las. Também a igreja matriz, com imagens lindíssimas e com um retábulo digno de se ver, é ponto de passagem obrigatório para quem gosta de passear pelos espaços religiosos.
Férias gastronómicas – Para os amantes da boa cozinha, Leça é um paraíso.
E então se fizermos um pouco de tudo, descobrimos Leça e podemos gozar umas férias inesquecíveis verdadeiramente «cá dentro».
Por mim, vou fazer um pouco de tudo isto. Embora já conheça muito de Leça sei que ainda há muito a descobrir.
Nestas férias vou “descansar” também dos meus artigos semanais. Aproveito o momento para agradecer a todos os que semanalmente leem os meus artigos e em especial, aqueles que também os comentam e apresentam críticas e sugestões.
A todos o meu mais sincero obrigado.
Até setembro.
Até à próxima semana.
Saudações leceiras
Joaquim Monteiro
Comentar