Translate
De 7 a 11 de dezembro, uma viagem pelo Mundo de Ana Luísa Amaral
Isabel Pires de Lima, Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta, António Carlos Cortez, Perfecto Cuadrado, Andreia C. Faria, Maria Brás Ferreira, André Osório, são alguns dos nomes que marcarão presença nesta edição da Festa da Poesia.
A 16.ª edição da Festa da Poesia de Matosinhos, decorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro, e terá como fio condutor a vida e obra da poetisa Ana Luísa Amaral, recentemente galardoada com o importante prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana.
Com uma programação que se estenderá por cinco dias, a Festa da Poesia lançará um olhar sobre a vida e obra de Ana Luísa Amaral com uma entrevista de vida à autora, no dia 8 de dezembro, pelas 16.30h e uma homenagem no dia 11, também pelas 16.30h, onde participarão, para além da autora, Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo.
A Biblioteca Municipal de Matosinhos – Florbela Espanca, acolhe uma vez mais o evento, que evocará ainda os poetas Daniel Faria e Isabel Meireles. Refira-se que Isabel Meireles, natural de Matosinhos e hoje radicada em França, é uma das últimas figuras incontornáveis do surrealismo português.
A festa não seria festa se não visitasse a poesia portuguesa contemporânea, nomeadamente através do espaço Vozes, onde estarão presentes os poetas Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta e António Carlos Cortez, para conversas sobre os seus diferentes percursos literários. No espaço “Entre dois rios e outras noites” contaremos com a presença de alguns dos nomes cimeiros da nova geração, como Andreia C. Faria, Maria Brás Ferreira ou André Osório, em mesas de debate que abordarão os desafios que se colocam aos poetas em início de carreira.
A Festa da Poesia será ainda o espaço para apresentação de vários dos percursos poéticos desenvolvidos ao longo do ano em Matosinhos, nomeadamente o laboratório de poesia “Boca em flor”, de Ana Celeste Ferreira, com a participação de Ianina Khmelik, bem como o “Território Poético”, um projeto audiovisual que, em 10 episódios, cruza o espaço de Matosinhos, com diversos autores e poemas, ou a Poesia Maldita, dita de forma inusitada por Isaque Ferreira, Rui Spranger e João Rios.
Haverá ainda espaço para o lançamento e apresentação de dois livros. O primeiro, dia 8 pelas 17h, «O Poeta Faz-se», que conta com textos de mais 40 autores, entre eles os formandos do Projeto +Literacia, um projeto de desenvolvimento das competências de literacia em adultos em processo de aprendizagem de leitura e de escrita, e de nomes como Rui Zink, Carlos Magno ou Hélia Correia. E o segundo, «Viajar com…Florbela Espanca», de José Carlos Seabra Pereira, uma edição da Opera Omnia / Direção Regional de Cultura do Norte, dia 10, pelas 18h.
Entre 8 e 11 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Matosinhos – Florbela Espanca, a programação contará também com a oferta de atividades para os mais pequenos, como as oficinas criativas “Os frascos dos poemas” e “Cartas para jogar e rimar”, a mostra biobibliográfica “Grandes poetas para pequenos leitores”, dedicada à poeta homenageada, a visita guiada teatralizada “À descoberta da biblioteca com Florbela em pessoa”, “Poesia para miúdos, declamada por graúdos e vice versa”, que tal como o nome indica será um espetáculo de leitura de poesia para o público infantil, com a participação da Universidade Sénior Florbela Espanca, Sara – Poesia de Cor, entre outros.
A participação é gratuita, mas carece de apresentação de Certificado Digital COVID, de comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias ou de comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.
Os menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de apresentação de Certificado Digital COVID da UE admitido nos termos do Decreto-Lei n.º 54-A/2021, de 25 de junho, bem como da apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo ou de realização de teste.