Festa da Poesia em Matosinhos – Dia 8 de Dezembro

Festa da Poesia
Partilhe:

Translate


A Festa da Poesia decorre no dia 8 de dezembro, em Matosinhos.

[su_spacer]“A poesia está presente em todo o lado e em vários momentos do nosso dia-a-dia. Na música, nas mensagens que enviamos a quem estimamos, nas reflexões quotidianas e na forma como nos relacionamos. No dia 8 de dezembro fazemos uma incursão pelo discurso poético, em várias variantes, em vários espaços, transformando Matosinhos numa cidade-poema. A Festa da Poesia volta a ter quartel-general na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que recebe várias performances poéticas, leituras públicas e conversas ao redor da vida e obra dos grandes poetas. Oitenta e sete anos passados sobre a morte de Florbela Espanca, a Câmara Municipal de Matosinhos volta a assinalar este dia, homenageando e celebrando os poetas, a poesia e a língua portuguesa.”


Programa:

Atividade de antecipação do evento

No meio do caminho havia um verso. Versos pela cidade. A seleção será feita a partir da geração do Portugal Futurista / Orpheu (Almada, Pessoa, Sá Carneiro), aproveitando a efeméride centenária do texto de Almada Negreiros.

Dia 8

15.00
Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Eis-me acordado muito tempo depois de mim
Convidado: Fernando Pinto do Amaral
Moderação: Tito Couto

16.00
Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Os poemas que te direi
Convidados: Isabel Rio Novo e Paulo M. Morais

16.45
Intermezzo – Leitura de Poemas por Diana Sousa

17.00
Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Nós e a Poesia
Convidado: Rui Reininho
Moderação: Tito Couto

18.00
Biblioteca Municipal Florbela Espanca | Espetáculo: A música da poesia
Sessão de música por Rui Paulino David, com canções de grandes poetas nacionais e internacionais, de Leonard Cohen a Manuel Alegre.

21.30
Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery | ‘Poetas Portugueses de Agora’ *
Com o espetáculo ‘Poetas Portugueses de Agora’, a Lisbon Poetry Orchestra pretende fixar a memória deste tempo em que uma nova geração de poetas se tem vindo a afirmar no panorama literário nacional num “quase” movimento que marca claramente a poesia portuguesa do início do século XXI. Inclui obras de Valério Romão, Cláudia R. Sampaio, Paulo José Miranda e Daniel Jonas, entre outros destacados novos autores, que harmonizam a palavra e a música num espetáculo genuinamente único.

Músicos: Alexandre Cortez (baixo elétrico) / Filipe Valentim (teclados) Luís Bastos (clarinete, saxofone e viola) Tiago Inuit (guitarra elétrica)
Convidados: Mário Santos (percussões) / Quarteto de Cordas
Diseurs: André Gago / Nuno Miguel Guedes / Paula Cortes / Miguel Borges.
Vídeo: João Pedro Gomes (Daltonic Brothers).


Partilhe:

1 comentário

  • Lido o programa, tenho quase a certeza que esta Festa da Poesia será um êxito. Estarei presente para comprovar …

Comentar