Festa da Poesia regressa para encher Matosinhos de versos

Festa da Poesia - Matosinhos
Partilhe:

Translate


Festa da Poesia: de 7 a 9 de dezembro – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

“Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade”. As palavras pertencem a Florbela Espanca, a poetisa cuja data de nascimento e morte (1894-1930) se assinala em Matosinhos com a Festa das Poesia, que este ano decorre entre os dias 7 e 9 de dezembro. Tal como nos onze anos anteriores, a iniciativa volta esta semana a transformar Matosinhos numa cidade-poema. Mentirosas ou verdadeiras, as palavras dos poetas já começaram a tomar conta das ruas e das encruzilhadas.

Pelo segundo ano consecutivo, o espaço público acolhe a iniciativa “No meio do caminho havia um verso”, que semeia poesia no asfalto das ruas do centro da cidade e de outras zonas de intenso tráfego de automóveis e de peões-leitores. Impressos a stencil, os versos de Florbela Espanca, Alice Sant’Anna, Diego Callazans ou Mariano Marovatto acrescentam-se agora à compilação urbana iniciada no ano passado. “A mudança era uma morte que viria no meio da noite”, lê-se agora no chão de Matosinhos.[su_spacer]

Com atividades dirigidas a todos os munícipes

Com atividades dirigidas a todos os munícipes e distribuídas por vários espaços do concelho (ver programa completo), a Festa da Poesia volta a ter quartel-general na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que receberá leituras públicas e conversas ao redor da vida e obra de grandes poetas contemporâneos, como Manuel Alegre e Nuno Júdice, e trocas vivas de palavras e amor. Depois da cantora Cristina Branco e do escritor Tiago Salazar, os “Poemas Que Te Direi” juntam, desta vez, a poetisa Maria do Rosário Pedreira e o editor (e poeta) Manuel Alberto Valente.

Baixando a guarda em relação ao poder inspirador e hipnótico da palavra, a Festa voltará a ter “Poesia no Quarto Escuro”, desta vez na voz dos diseurs Alexandra Gonçalves, Miguel Guedes, Sónia Balacó e Jaime Rocha. A Biblioteca Municipal Florbela Espanca receberá ainda Carlos Alberto Moniz, que se propõe resgatar José Carlos Ary dos Santos ou Ricardo Reis no “Vinho dos Poetas”.[su_spacer]

Os mais novos serão apresentados às “Trava-lengas”

Os mais novos serão apresentados às “Trava-lengas”, um encontro entre as lenga-lengas e os trava-línguas sob comando do rapper Mundo Segundo, que levará os seus ritmos e rimas às escolas. Os declamadores Isaque Ferreira e Rui Spranger vão dizer literatura ao Internato Nossa Senhora da Conceição, numa jornada que estende as fronteiras da poesia pelo concelho.

A Festa da Poesia volta também a ser palco do lançamento de uma antologia original de poesia, desta feita totalmente dedicada à novíssima poesia brasileira. “Naquela Língua” tem a coordenação da Francisco José Viegas, tendo saído deste livro a maior parte dos versos este ano pintados nas ruas de Matosinhos. Será também apresentado o livro “Viajar com… Luísa Dacosta”, uma a publicação que integra a coleção “Viajar com… Os Caminhos da Literatura”, da responsabilidade da Direção Regional da Cultura do Norte.

[aio_button align=”center” animation=”none” color=”red” size=”small” icon=”calendar” text=”Ver Prograna Completo” target=”_blank” relationship=”dofollow” url=”https://www.leca-palmeira.com/pdf/Programa-FESTA-da-POESIA.pdf”][su_spacer]

No último dia caberá ao Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery receber o espetáculo “Portugal dos Poetas”, um recital de poesia pela atriz Natália Luiza e que dará a ouvir poemas de nomes tão diferentes como Al Berto, Alexandre O´Neill, Fernando Pessoa, Filipa Leal, Golgona Anghel, Gonçalo M. Tavares, Natália Correia, Ruy Belo e Sophia de Mello Breyner, entre muitos outros.

[su_spacer][su_spacer]

 


Partilhe:

Comentar