Translate
Programa repleto de atividades que promovem a região: desde o vinho à gastronomia, passando pelas tradições e costumes da região. José Cid e Os Quatro e Meia animam a feira.
Realiza-se de 4 a 7 de julho, em Monção, a 27ª edição do Festival do Alvarinho, naquele que já é considerada a maior wine party de Portugal. Mas desengane-se quem pensa que este é um evento dedicado exclusivamente à vinha e ao vinho: não! Este é um evento para todos os amantes de vinho, de gastronomia, de música e de joie de vivre!
“Serão quatro dias de festa, onde se esperam mais de 100 mil pessoas oriundas dos quatro cantos do mundo”, refere António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção.
O Festival do Alvarinho, que acontece há 27 anos, vai acontecer no Parque das Caldas, junto ao rio Minho, e irá promover o vinho Alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço, bem como a sua gastronomia, as tradições e costumes. O evento será inaugurado no dia 4 de julho, pelas 19:00, pelo Primeiro-Ministro de Portugal, Dr.º Luis Montenegro; pelas 22:30 espera-se uma grande plateia para a assistir à atuação do inigualável José Cid.
Já o sábado, 6 de julho, será marcado por animação infantil – Alvarinho Kids – com atividades para os mais pequenos e o DJ Kids (André Silva) das 17:00 às 18:00. Já a banda coimbrense ‘Os Quatro e Meia’ sob a palco no último dia do Festival (7 de julho), pelas 22:30.
Neste evento estarão representados vários produtores de vinhos que darão a conhecer as suas propostas, bem como vários espaços gastronómicos típicos da região: Cordeiro à Moda de Monção com a Confraria da Foda de Pias; Bacalhau à Monção com o seu criador, Chef Vítor Sobral; e alta cozinha de Monção representada pelo conceituado restaurante da capital ‘Solar dos Presuntos’.
De 5 a 7 de julho será, ainda, possível assistir a conversas sobre a região e a casta Alvarinho no ‘Espaço Harmonias by Amorim Cork’.