Fundação Mestre Casais e CEiiA distinguem 14 jornalistas portugueses

Jornalismo para a Sustentabilidade.
Partilhe:

Translate

Na 1.ª edição dos prémios Jornalismo para a Sustentabilidade


A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 1.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade. 

Após a análise de 80 candidaturas – 44 na categoria de Imprensa, 6 de Rádio, 15 de Televisão e 15 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos: 

Categoria Imprensa:

1.º Prémio (5.000 euros)  
Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes, Ruben Martins e Leonardo Negrão, pelo trabalho “Dez Horas e quatro comboios: a viagem possível entre Lisboa e Madrid”, publicado na revista Notícias Magazine

2.º Prémio (2.500 euros) 
Abel Coentrão e Adriano Miranda, pelo trabalho “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua”, publicado no jornal Público.

Categoria Imprensa
Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes, Ruben Martins e Leonardo Negrão


Categoria Televisão:

1.º Prémio (5.000 euros)
Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves, pelas reportagens intituladas “Destino: Europa – Contaminação”, transmitidas na TVI.

2.º Prémio (2.500 euros)
Carlos Rico, Carlos Morais e António Soares, pelo trabalho intitulado “Alentejo, Azeite e Água”, transmitido na SIC.

Categoria Televisão
Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves


Categoria Digital:

1.º Prémio (5.000 euros)  
Micael Pereira, pelo trabalho intitulado “Black Trail”, publicado na edição online do jornal Expresso.

2.º Prémio (2.500 euros) 
Luísa Pinto e Rui Barros, pelo trabalho intitulado “Habitação: do Protesto à Proposta”, publicado na edição online do jornal Público. 

Categoria Digital
Micael Pereira

Por  opção do júri, a categoria de Rádio não foi, este ano, premiada. Segundo a presidente do júri, Felisbela Lopes – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Filipe Duarte Santos, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo – “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam uma grande qualidade e um agendamento que prioriza inequivocamente as questões da sustentabilidade”.

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que a criação dos Prémios de Jornalismo, em parceria com uma instituição de referência como o CEiiA, reflete o compromisso da Fundação Mestre Casais com a ambição de um país mais sustentável, mas também mais informado através daqueles que, como os jornalistas, contribuem de forma isenta para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.

Para o CEiiA ser um dos promotores dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade é mais uma forma ativa de endereçar um dos temas mais desafiantes da atualidade, despertando consciências para a necessidade de juntos construirmos todos um futuro mais sustentável. Aliás, a atuação do CEiiA nos últimos anos tem dado especial atenção ao tema, em particular, no que diz respeito à procura de soluções que contribuam para as cidades atingirem as suas metas de neutralidade carbónica”, refere José Rui Felizardo, CEO do CEiiA.

cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 5 de setembro, pelas 11h, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e de João Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática, na qualidade de orador convidado.



Partilhe: