Translate
Guilherme Pinto, eleito hoje, em assembleia geral, para um mandato de dois anos, sucede ao holandês Hans Bosh, que deixou há dois anos a presidência da instituição. O cargo foi provisoriamente ocupado pelo alemão Reinhold Schiffers, na qualidade de porta-voz, seguindo-se agora o autarca de Matosinhos.
Organização internacional independente sem fins lucrativos, a Associação Europeia para Cidades, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade foi constituída legalmente em Heerlen (Holanda) no dia 4 de Junho de 1999. Trabalha em rede na área do ensino, ajudando os jovens com falta de competências ou qualificações a aceder com sucesso a programas de educação ou ao mercado de trabalho.
Esta associação promove o intercâmbio e a transferência de experiências entre as cidades e entidades territoriais coletivas que criaram ou participaram na criação de uma Escola de Segunda Oportunidade no âmbito do programa lançado pela União Europeia, ajuda as cidades que pretendem criar uma Escola de Segunda Oportunidade e promove o conceito europeu de escolas de segunda oportunidade. Atualmente conta com cerca de 50 membros de países como Portugal, Dinamarca, França, Polónia, Espanha, Suécia, Alemanha, Irlanda, Hungria, Eslovénia, Reino Unido, Bulgária, Roménia e República Checa.
No seu discurso, Guilherme Pinto salientou que pretende, no desempenho das suas novas funções, transformar a Educação de Segunda Oportunidade numa política educativa nacional e não só. É sua intenção alargar o número de cidades e instituições europeias que compõem a organização, começando por “espalhar a palavra” junto das 350 cidades que compõem o Fórum Europeu de Segurança Urbana do qual é também é presidente. “Quero saber se as outras cidades têm este tipo de projeto ou se estão interessadas em ter. Temos que transformar o sistema de educação mais formal para que se torne mais apelativo aos jovens que não gostam da escola ou que não se enquadrem no sistema de educação mais tradicional. É um investimento para o futuro. É tempo de trabalhar”, disse Guilherme Pinto.
in LocalPT
Comentar