Há dois novos instrumentos de Apoio Social no Norte do Concelho

Bolsa de Voluntariado Local e G.A.I.
Partilhe:

Translate


Bolsa de Voluntariado Local e G.A.I.

A presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, apresentou na passada sexta-feira, dia 23 de novembro, em Lavra, uma nova valência ao dispor da comunidade do Norte do Concelho em parceria com a Associação para o Planeamento Familiar  (APF) de Matosinhos.

Trata-se de um Gabinete de Atendimento Individualizado – G.A.I. que pretende manter uma intervenção constante potenciando o conhecimento, a todos os interessados e a todos aqueles utentes  que sejam sinalizados pelas Técnicas da Ação Social da junta de freguesia, acerca da saúde sexual e reprodutiva, contraceção e doenças transmissíveis.

Lurdes Queirós frisou “que este serviço vai desenvolver um trabalho de proximidade dando apoio a pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade”, premissa partilhada e enaltecida por Ana Aroso, presidente da AFP Norte.

É, igualmente, propósito desta nova valência dotar as pessoas de ferramentas para que possam ter uma vida sexual mais saudável, ter um acesso mais eficaz à saúde e um encaminhamento correto para os serviços indicados”, consoante referiu Nuno Teixeira, coordenador da APF de Matosinhos.

Por fim, os atendimentos serão efetuados no Polo de Perafita às segundas-feiras, no Polo de Santa Cruz do Bispo às quintas-feiras e no Polo de Lavra às sextas-feiras. Refira-se que os atendimentos também podem ser marcados através dos seguintes contactos: 29388187 / 969595772 email: [email protected].

 

Funcionários respondem “Sim” à Bolsa de Voluntariado Local

 

No mesmo dia, a presidente de junta, Lurdes Queirós, apresentou a Bolsa de Voluntariado Local, uma iniciativa integrado no projeto Municipal V.E.M., que surgiu para colmatar uma lacuna identificada pelos parceiros que integram as três Comissões Sociais de Freguesia existentes no território.

Trata-se de um projeto totalmente interessante porque é composta por 34 voluntários, todos eles funcionários da autarquia, já certificados, que manifestaram interesse e disponibilidade, para prestar apoio a pessoas referênciadas pelo gabinete social ou a instituições do Norte do Concelho de Matosinhos.

Este novo instrumento de apoio social vai permitir ir ao encontro das necessidades sinalizadas pelos parceiros da Rede Social, e tem como pedra basilar fomentar o voluntariado no território, realçando o exercício da Cidadania e da Responsabilidade Social de cada voluntário, de cada Instituição, e de todos aqueles que se pretenderem inscrever.” conforme avançou Lurdes Queirós.


[su_spacer][su_spacer][su_spacer]


Partilhe:

Comentar