Há um mês na estrada, Alexandre Pascoal pedala rumo à China

Alexandre Pascoal pedala rumo à China
Partilhe:

Translate

Na manhã do dia 13 de janeiro de 2024, um leceiro destemido de 51 anos, Alexandre Pascoal, deu início a uma aventura solitária de bicicleta com destino à China, com partida da praia de Leça da Palmeira.


Percorridos os primeiros 30 dias, a caminhada de Alexandre Pascoal em direção à China já é motivo de admiração e inspiração para muitos que o seguem e acompanham presencialmente ou através dos meios digitais. O anúncio surpreendeu alguns, mas para aqueles que conhecem a coragem e determinação de Alexandre, a sua aventura não foi uma surpresa completa.

Alexandre Pascoal
Partida: 13 de janeiro de 2024

Desde o momento em que partiu da praia de Leça da Palmeira na manhã do dia 13 de janeiro, acompanhado por amigos nos primeiros quilómetros, até agora, já percorreu uma parte significativa dos 10.000 km planeados. Atualmente, encontra-se em Barcelona, tendo enfrentado desafios como o frio e a chuva, mas Alexandre mantém-se firme, com um sorriso no rosto, enquanto segue em frente, confortado pelas mensagens de apoio que recebe da família, amigos e desconhecidos, ao longo deste longo pedalar.

Após um mês a pedalar na sua ‘Albarda’, Alexandre Pascoal escreve-nos um relato detalhado e emocionante dos desafios e conquistas que encontrou ao longo desta primeira etapa da sua viagem rumo à China. A partilha das suas experiências pessoais, transporta-nos para momentos de coragem, superação e descoberta que marcaram os primeiros 30 dias desta aventura épica de 10.000 km.

um pouco de cada vez, um pouco mais além

“Há um mês que eu e a ‘Albarda’, andamos juntos a acordar em sítios diferentes! E há um mês que nos acontecem coisas bonitas, marcadas pelas experiências que vamos vivendo juntos.

Mapa Portugal até Barcelona

Afastar-me da zona de conforto e aproximar-me do espanto. A decisão escuta a dúvida. A curiosidade é mais forte. Estar vulnerável às condições climatéricas, no meio da Natureza. O corpo e a mente ramificam-se e reagem, ora resistindo, ora progredindo. Fico a conhecer-me melhor. Deixo-me embrenhar na aprendizagem. Adaptar, crescer. Um crescer persistente. Tudo isto misturado com um apoio incrível de família, amigos e desconhecidos, que agora passaram também a ser amigos!

Sozinhos não somos capazes de nada. Estamos sempre a necessitar da ajuda de alguém, independentemente de onde estamos. Nos momentos difíceis, pensamos que já fomos suficientemente castigados e que obrigatoriamente a seguir tem que acontecer algo de positivo. Nos momentos bons, apetece estacionar, permanecer ali para sempre.

Albarda - Bicicleta de Alexandre Pascoal
Albarda

Ser humano. ‘Ser’ como nome e ser como verbo. O verbo é ação. Pedalar. Movimento repetitivo até ao próximo destino.

Viver intensamente as vinte e quatro horas de cada dia. Sonho que me esqueço dos alforges e, mal o descubro, tenho que voltar para trás. Voltar atrás, para corrigir algo, exige uma enorme coragem! Nesta viagem já pedi ajuda para não ter que voltar atrás. Seguir em diante é sempre o que mais desejamos. E sempre pelo caminho mais bonito! Com tempo, e sobretudo com inteligência, tudo se consegue. Parar, recuar para depois avançar. Continuar. Temos que ser os primeiros a acreditar. Não o podemos delegar nos outros!

Rio Douro

O meu amigo Mário Couto, que tive o privilégio de conhecer há uns bons dez anos, escreveu-me uma bonita mensagem na hora da partida. Pedi-lhe autorização para poder usar uma das frases, e fiz dela uma espécie de slogan desta grande aventura, pois revejo-me muito nela: “um pouco de cada vez, um pouco mais além”.

P.S. agradeço ao @frankielc, um desconhecido que passou a ser um amigo, e que está a actualizar um mapa do meu percurso. Fiquei super feliz quando ele me deu a conhecer o mapa que está a desenhar. Podem visualizá-lo no seguinte endereço: https://345dias.travelmap.net/

Alexandre Pascoal

A viagem do Alexandre Pascoal pode ser acompanhada, dia-a-dia, através do Blog 345dias.com que o próprio criou especificamente para esta aventura.



Partilhe: