Translate
Os idosos do Lar do Comércio, em Matosinhos, gravaram podcasts com as suas histórias de vida para comunicar com o exterior, numa altura em que a pandemia não lhes permite beijos, abraços e visitas dos familiares.
Os idosos do Lar do Comércio, em Matosinhos, gravaram podcasts com as suas histórias de vida para comunicar com o exterior, numa altura em que a pandemia não lhes permite beijos, abraços e visitas dos familiares. Estes podcasts – publicações de ficheiros áudio na internet – têm cerca de 10 minutos e relatam, na primeira pessoa, as histórias de amor, de viagens, de filhos ou de situações caricatas daqueles que moram no lar, limitados na liberdade devido ao covid19.
O primeiro episódio foi divulgado a 13 de fevereiro, Dia Mundial da Rádio, e teve como protagonista Maria Alice, de 90 anos, dos quais 17 a viver na instituição. Quando lhe propuseram gravar um podcast, Maria Alice, que esteve para ser apresentadora da RTP, nunca tinha ouvido falar em podcasts. A nonagenária contou ter recebido inúmeras mensagens dos três filhos, oito netos e amigos dos filhos que, desde sempre, a tratam por tia.
“Histórias do Lar” é o nome dos podcast que podem ser ouvidos no `SoundCloud´ (plataforma online de publicação de áudio) ou através do `Spotify´ (serviço de streaming de música, podcast e vídeo) para telemóvel.
Por Revista Dignus